Guarda Civil confirma tentativas de sequestro

05/06/2017 09:10


 A Guarda Civil Municipal confirmou o relato sobre tentativa de rapto de crianças em alguns bairros da cidade, sendo alguns casos acompanhados pela Ronda Escolar, com as informações enviadas para Polícia Militar e Polícia Civil. O secretário municipal de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi, manifestou preocupação com a divulgação destas informações nas mídias sociais sem que estejam registradas na delegacia. “Temos que ter muito cuidado para que injustiças não sejam cometidas, como ocorreu em outros municípios, quando relatos feitos nas mídias sociais colocaram em risco a vida de pessoas inocentes. Qualquer informação antes de ser tornada pública precisa ser passada para as autoridades policiais, para que seja verificada a sua veracidade”, afirmou o secretário. 

Com relação aos comentários sobre as tentativas de rapto, o secretário explicou que os guardas civis estão orientados a dar atenção apenas aos relatos feitos a eles pessoalmente e não mensagens divulgadas nas mídias sociais. Djalma Januzzi comentou que esta medida é devido às informações falsas que circulam na rede, principalmente quando se refere a identificação de pessoas. “Quando os guardas da Ronda Escolar são abordados por pais e professores e fazem relatos sobre problemas que os alunos enfrentam, como no caso das tentativas de rapto, a orientação é que as informações sejam repassadas às autoridades policiais para a devida investigação e ações necessárias, mas é fundamental que os pais façam o registro na delegacia”, frisou o secretário.

O guarda civil da Ronda Escolar Eliel Silveira confirmou que há registro de casos de tentativa de rapto, sendo que um deles foi acompanhado por ele, ao ser acionado pelos professores da escola onde a menina estuda. “Orientamos os pais para que procurassem a delegacia e fizessem o registro de ocorrência”, contou, comentando que a Ronda Escolar recebeu informações de tentativa de rapto em pelo menos quatro bairros da cidade.

Eliel Silveira contou que, na sexta-feira, quando estava na Rua Olavo Bilac, próximo a Creche São José das Irmãs Oblatas, viu um homem numa atitude suspeita e ao questionar a presença dele no local, o suspeito se retirou. O homem usava capuz e chapéu na cabeça. O secretário de Segurança, Djalma Zanuzzi disse que, neste e em outros casos, os pais, professores e qualquer cidadão devem passar para as autoridades de segurança informações que as ajudem a investigar, pois o registro de ocorrência é fundamental. Para a Guarda Civil, as informações podem ser passadas pelo telefone 153 e, para a Polícia Militar, pelo disque denúncia 2242-8005.

Últimas