Guarda Civil e CPTrans planejam operação para a volta às aulas

26/07/2018 14:19

Apesar do anúncio de greve dos servidores da Educação a partir desta terça-feira (31), a CPTrans e a Guarda Civil se preparam para atuar no trânsito do município, minimizando o impacto causado por conta das viagens às escolas. São cerca de 90 mil estudantes nas ruas, considerando as redes pública e particular. Serão 41 profissionais atuando, sendo todo o contingente de 11 agentes de trânsito e 30 guardas. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes também determinou às empresas de ônibus a recolocação de 19 veículos que foram suprimidos no período de férias, já na segunda-feira (30): serão 367 ônibus operando em todas as linhas em horários regulares.

Leia também: Profissionais da Educação aprovam greve a partir desta terça

A Guarda Civil estará com três equipes na realização na Ronda Escolar, sendo uma deslocada especialmente para atender as unidades de ensino dos distritos de Itaipava, Pedro do Rio e Posse. São 16 profissionais se revezando em turnos para atender às 184 unidades municipais de ensino. São mais de 42 mil alunos só na rede. As equipes também podem atuar na ronda de escolas do estado e particulares quando são solicitadas para o trabalhar nesses locais.

“Esse é um serviço extremamente importante realizado pela Guarda e vamos retomá-lo com a volta às aulas. Além disso, também estaremos com as nossas equipes atuando na rua, fazendo o patrulhamento e auxiliando à CPTrans no trânsito. Fazendo um trabalho em conjunto, acreditamos que vamos minimizar o impacto no trânsito”, destaca o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

No primeiro semestre de 2018, a Ronda Escolar visitou 1.197 vezes às unidades de educação. O número de visitas está alto porque, agora, também são atendidas as escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 12 polos de EJA no município que recebem os agentes da Guarda Civil normalmente.

O diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha, explica que o planejamento em conjunto visa melhorar o tráfego de veículos nas ruas, uma vez que há o acréscimo expressivo de veículos. “Nosso objetivo é atender não só aos estudantes, mas também de aumentar a oferta de veículos para o transporte da população em geral e diminuir o número de carros particulares nas ruas, melhorando o trânsito”, destaca.

Pelo planejamento proposto pela CPTrans, os profissionais serão destacados para controlar o tráfego em pontos identificados como de maior fluxo de passagem de veículos, como na Rua Mosela, próximo à Escola São Judas Tadeu, por exemplo, além da Avenida Ipiranga, devido às unidades de ensino particulares. Nos distritos, a atuação será nas proximidades da Praça de Corrêas e na Estrada União e Indústria. As equipes também são volantes, podendo se deslocar de acordo com as demandas.

Últimas