Guias de turismo em Petrópolis, casal relembra início do relacionamento que já dura 11 anos
Há quem diga que trabalhar juntos pode ser um desafio, mas para o casal Raquel Neves e Juscelino Rodrigues, ambos guias de turismo em Petrópolis, essa experiência é gratificante. “É maravilhosa, pois dividimos nossas experiências com os clientes, nos incentivamos e motivamos ainda mais”, compartilham.
Juntos há 11 anos, o encontro do casal se deu em 2013, através de amigos em comum, e foi o ponto de partida para uma história especial. Antes de optarem pela carreira, Raquel era feirante e Juscelino trabalhava como motorista em um supermercado local.
Para a petropolitana, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), trabalhar com o turismo é uma oportunidade de mostrar os encantos da cidade e de se conectar com pessoas de diferentes lugares. E é com essa paixão que o casal conquista aqueles que têm o privilégio de explorar a cidade serrana, que recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes em 2023, segundo dados da Secretaria de Turismo. “O que é mais gratificante é apresentar o que tem de melhor aos nossos visitantes com o olhar de quem mora aqui e é apaixonado por Petrópolis”, conta Raquel.
Recentemente, no aniversário de 181 anos da cidade, a petropolitana foi homenageada com o Prêmio Cieth Destaques do Turismo 2023. Na ocasião, a presidente da AGP foi reconhecida na categoria “Personalidade: Gestão Política no Turismo” com 52,5% dos votos.
“A receptividade, a hospitalidade, a segurança, as paisagens, sejam elas históricas ou naturais, é o que torna nossa cidade especial para nós como guias de turismo. Nossos visitantes se encantam. É gratificante poder compartilhar coisas boas com outras pessoas”, comenta Juscelino.
Quando questionados sobre os locais e as histórias que mais fazem sucesso entre os turistas, o casal destaca que o público tem muita curiosidade pela Família Imperial, além dos roteiros rurais, cervejarias e atrativos naturais.
Depois de tantos anos juntos, a cumplicidade do casal já não é mais um segredo. Ambos reconhecem que ela reside no respeito mútuo e na capacidade de comunicação aberta. “Admiro o profissionalismo da Raquel, o amor que ela tem pela profissão, a garra e a determinação dela de uma forma geral”, destaca Juscelino. Raquel, por sua vez, acrescenta: “Gosto do jeito que o Juscelino tem de enxergar as coisas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Admiro o caráter dele, e como ele é cuidadoso com as pessoas que ama”. Para eles, o segredo está no respeito mútuo e no diálogo. “Respeito em primeiro lugar. Fazemos passeios a dois, levamos a sério momentos de lazer, sempre conversando sobre tudo. Isso ajuda a manter a nossa essência. O restante, vamos conquistando sempre juntos”, concluem.