HAC promove mutirão de consultas para 480 pacientes pré-agendados neste sábado
O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro realiza o terceiro mutirão de consultas para 480 pacientes pré-agendados neste sábado (03). Os atendimentos serão para pediatria, clínica médica, ginecologia, oftalmologia pediátrica, preparatório para cirurgia geral e exames de eletrocardiograma. Além de consultas nas cinco especialidades médicas, os pacientes poderão contar com serviços diversos oferecidos na Ação Social, que também vai movimentar o dia na unidade médica. Os atendimentos para consultas já marcadas acontecerão das 8h às 17h.
Leia também: Denunciado à Polícia Militar, homem come identidade para ‘destruir provas’ durante abordagem
Entre 9h e 14h, os pacientes poderão aproveitar os atendimentos da Ação Social, para realizar a emissão de 1º e 2º via de documentos; receber orientações sobre os programas sociais da cidade, como inclusão no CadÚnico; suporte jurídico; orientações do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram); corte de cabelo; e recreação infantil. Essa é a quarta edição da Ação Social promovida pela Secretaria de Assistência Social. “Esse vai ser um importante dia de oferta de serviços para a população. Mais uma vez, diferentes setores públicos se unem para levar os atendimentos essenciais à população”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Nos dois primeiros mutirões de consultas realizados esse ano, o ambulatório conseguiu antecipar 510 consultas, nos meses de fevereiro (260) e maio (250). Com esta terceira edição, a unidade alcança 990 atendimentos de pacientes pré-agendados. Maior parte da demanda é para os pacientes de clínica geral (160), seguido de ginecologia (140), preparatório para cirurgia geral (80), pediatria (30), oftalmologia pediátrica para crianças em idade escolar (30) e exames de eletrocardiograma (40). Ao todo, 14 profissionais, entre médicos e enfermeiros, estarão trabalhando no sábado.
“Os atendimentos nos mutirões contribuem muito para agilizar os atendimentos e facilitar o acesso aos serviços, tendo em vista que aos sábados fica mais fácil para o comparecimento da maioria dos pacientes”, destaca Fabíola Heck, secretária de Saúde. Em 2018, em todo o ano, 1300 pessoas foram atendidas nos mutirões.
Pela primeira vez a Ação Social será realizada em conjunto com o mutirão. A iniciativa visa juntar os serviços da saúde e assistência social para facilitar o acesso da população a atendimentos básicos oferecidos pelo puder público. “Essa é uma boa oportunidade para agregarmos os serviços e facilitarmos o atendimento para a população”, destaca Denise Quintella, secretária de Assistência Social. Esta será a quarta edição do evento, que já beneficiou cerca de 500 pessoas em cada região onde foi realizado esse ano. A Ação Social já foi levada para no mês de maio para Comunidade do Alemão, em maio e em junho, para a Posse e Pedro do Rio.
Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais por vários bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes serviços oferecidos durante os eventos. Para esse ano, as ações estão programadas para acontecer até setembro, nos bairros do Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.