HAC terá casa para atender gestantes antes do parto

14/11/2018 16:00

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) já está cadastrado e habilitado pelo Ministério da Saúde para a implantação do projeto Rede Cegonha, com a construção da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. O projeto vai oferecer estrutura complementar à maternidade do hospital, que também passará por ampliação das instalações. Com R$ 750 mil em investimentos previstos, a nova estrutura comportará até 20 pacientes. No local serão oferecidos cuidados para gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura anunciou que vai abrir processo licitatório para as obras. O Rede Cegonha funcionará como uma casa de acolhimento para as gestantes que apresentarem instabilidade no quadro clínico nos últimos dias de gestação. É um regime de atenção intermediária entre domicílio e o estabelecimento hospitalar de referência.

“Aqui as gestantes poderão receber todo o acompanhamento necessário nos dias que antecederem o parto. É muito comum a paciente precisar de acompanhamento diário e ter que ficar internada, mas nem sempre o quadro justifica a ocupação de um leito da emergência ou maternidade”, explica a secretária de Saúde, Fabíola Heck. Serão indicadas para permanecer na casa de acolhimento, as pacientes que apresentarem diagnóstico de hipertensão, diabetes ou que necessitem de monitoramento para o bebê antes do nascimento.

Últimas