Henrique Avancini completa última prova e se despede das pistas

16/10/2023 17:15
Por Enzo Gabriel

O petropolitano Henrique Avancini se despediu das pistas neste fim de semana após concluir sua participação no MTB Festival, em Mariporã, São Paulo. Em sua última prova da carreira, o bicampeão mundial ficou com o segundo lugar no cross-country olímpico, o XCO.

Com o pneu traseiro tendo furado durante a corrida, Avancini terminou o XCO com o tempo de 01h31m40s, enquanto José Gabriel, que ficou com o primeiro lugar, completou a prova em 1h24m40s. No fim, o petropolitano foi aclamado pelo público, abraçado por seus pais e se emocionou.

Emocionado, Avancini abraça seus pais.
Foto: Felipe Almeida/Henrique Avancini Racing

“Bem difícil falar hoje, é um dia muito especial para mim, para todo mundo que fez parte da minha jornada. Sou muito grato por ter aprendido tanto em cima de uma bike. Pode parecer maluquice, mas estou muito feliz que furei o pneu, acho que foi a melhor forma de honrar o esporte como atleta, dando tudo de si. Foi tudo como tinha que ser, curti muito o calor da galera”, comentou o atleta.

Avancini competiu profissionalmente pela última vez.
Foto: Felipe Almeida/Henrique Avancini Racing

A decisão de deixar as competições oficiais aconteceu em 22 de agosto, depois do bicampeonato mundial da maratona (XCM), conquistado na Escócia. O atleta aproveitou para agradecer a cada experiência vivida dentro do esporte.

“Sou grato por tudo, por cada adversário, cada torcedor… minha vida na bike e como atleta foi muito improvável e muito bonita. Tive a felicidade de alcançar muita gente através dos meus erros, dos meus acertos, das conquistas, das frustrações. Foi um canal para passar muita coisa para muita gente. Sou realmente grato por ter uma carreira que foi muito mais do que só alinhar e competir. Recebi muito carinho e muito ódio, mas isso me levou a uma evolução que sou muito agradecido”, finalizou.

Últimas