Henrique Avancini desenvolveu, em Petrópolis, circuito que reproduz condições da pista Olímpica de Tóquio

03/11/2020 17:32

O atual campeão Brasileiro de Mountain Bike e número 1 do ranking mundial na categoria Elite, Henrique Avancini, construiu uma pista em Itaipava que simula as condições que ele encontrará em Tóquio durante as Olimpíadas 2021. O circuito começou a ser desenvolvido após o evento teste para a competição em outubro do ano passado.

“Fizemos algumas medições naquela pista e replicamos aqui. Criamos alguns obstáculos, onde havia obstruções naturais, desenvolvemos as inclinações, a duração das subidas e descidas para simular o tipo de pilotagem e de esforço que vou encontrar na pista original”, explica Avancini.

O campeão nos revelou que ficou surpreso ao encontrar, pela primeira vez fora do país, condições parecidas com os terrenos que ele treina por aqui em Petrópolis. “Os terrenos são bem semelhantes a algumas condições que encontramos em Petrópolis. Foi uma surpresa boa”.

Sobre os Jogos Olímpicos, Avancini vem trabalhando em um treinamento que tenta simular as situações de intensidade da competição, com uma rotina de treinos variada. Para ele as dificuldades da competição serão a temperatura e a alta umidade do ar, que no período em que a prova será realizada são mais intensas.

“As Olimpíadas tem muitos obstáculos: o nível dos atletas que é altíssimo, a própria pressão de ser uma competição olímpica e a prova única. Mas o que demanda um pouco mais de atenção na preparação são condições extremas de temperaturas e umidade. Estamos trabalhando nisso com controle de temperatura corporal e atenção na hidratação.

No último fim de semana, Henrique Avancini venceu o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, em competição realizada na cidade de Mariporã/SP. Ele contou ao jornalista Roberto Márcio, em sua coluna Giro da Tribuna pelo Esporte, que vai participar de apenas mais uma prova esse ano. “Depois eu vou descansar um pouco e me concentrar para as Olimpíadas 2021”.

 

Últimas