Hingo Hammes passa as festas em busca dos nomes ideais para a prefeitura
O prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes, já formou e anunciou 25% de seu governo. São seis nomes até o momento: Fernanda Ferreira (Comdep), Fábio Júnior (Fazenda), Rosângela Stumpf (Chefe de Gabinete), Maurício Veiga (Obras), Fred Procópio (Secretaria de Governo) e Guilherme Moraes (Defesa Civil). Mas, não pensem que é tarefa fácil preencher todas as 23 pastas – sim, são 20 secretarias, mais o Inpas, Comdep e CPTrans. Assim, mesmo com as festas de final de ano, o ungido não terá folga, muito pelo contrário: agora que os bastidores estão pegando fogo.
Para completar o álbum
Tem gente que declinou do convite e outros que, com currículo embaixo do braço, tentam conquistar uma vaga. Hingo tenta fazer uma composição que seja totalmente a sua cara, mas há figurinhas repetidas de outros governos. O próprio Fred, que já foi secretário em outra gestão, assim como Fernanda Ferreira. Hammes tenta buscar fora da esfera política nomes para secretarias importantes.
Da Câmara
Novos nomes que serão anunciados nos próximos dias trazem ineditismo, ainda que sejam pelas vias políticas como a vereadora Gilda Beatriz, que pode ir para a Secretaria da Mulher. Entre os vereadores outro cotado é Aloisio Barbosa, mas ele, que preencheu o cargo de secretário de Saúde na gestão interina de Hammes, disse que não quer. O outro vereador a deixar o executivo seria Dudu, mas este para ser nomeado na gestão do governador Cláudio Castro.
É o jeito
Deixando as vaidades de lado, o vereador Domingos Protetor, não reeleito, e que almejava a Secretaria de Meio Ambiente, tá quase concordando em ser titular da Coordenadoria de Bem-estar Animal. Mas… pode ser que nos revezes que alguns partidos terão ainda pela frente, ele possa continuar como vereador já que é suplente e deve abrir uma vaga.
Não durou nem três meses
A fala de Cláudio Castro, em setembro, era de que iria desistir da política ao final de seu mandato e se dedicar a advogar. Ninguém acreditou. E agora ele já ensaia sua pré-candidatura ao Senado.
Contagem I
Petrópolis está há 1 ano e 222 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contagem II
Faltam 10 dias para Petrópolis virar a página.
Concorrência
Petrópolis que se cuide. Friburgo e Teresópolis agora são também Classe A Mapa do Turismo, ranking do governo federal. Na nossa região, a distinção até então era apenas de Petrópolis. Não que as demais não mereçam, mas Petrópolis precisa acordar para a concorrência que vem também de Miguel Pereira e Areal.
Um ano de atraso
Mas, como assim, meu Deus? Saiu publicado no Diário Oficial do dia 17 agora uma convocação da prefeitura para a Petro Ita. A convocação número 01/2024, assinada pela Procuradoria intimando a empresa (no DO ainda vem escrito errado como “Pedro Ita” e ainda vai ter que consertar isso) a ir tratar um assunto de seu interesse na repartição. É datada de 05 de janeiro de 2024!
Mais uma obra paralisada
As coisas se tornam públicas a passos de cágado manco na prefeitura. Vejam que mal iniciaram e as obras na Rua Agante Moço (aquela famosa atrás do Parque, em Itaipava) e foram paralisadas, sem qualquer satisfação. Só agora essa semana a ordem de paralisação, datada de setembro, foi publicada no Diário Oficial. Assim mesmo, secamente, também sem explicar os motivos.
Engenharia de trânsito
Com o trânsito nas imediações do Palácio de Cristal – único local com programação e decoração de Natal este ano – a prefeitura tomou uma providência para organizar o trânsito (depois que deu ruim, é claro): abriu a conexão entre Vila Militar e Valparaíso até o dia 31 de dezembro em horário estendido, até à meia-noite. E só.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br