“HISTÓRIAS DE EMOCIONAR” CHEGA AMANHÃ EM CASCATINHA
A partir de amanhã, em todos os domingos de junho, o Distrito de Cascatinha vai receber o Projeto “Histórias de Emocionar – Contar, criar, expor, integrar e compartilhar”. Produzido pela Xdaquestão Produções o projeto é voltado para a família e para a ampliação das atividades culturais promovidas pela Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo, o objetivo é, através da contação de histórias para crianças de 06 a 10 anos de idade, aproximar as emoções básicas, ou seja, felicidade, medo, nojo, raiva e tristezas, de forma a colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais através das artes.
Além das emoções básicas, também serão trabalhados os desdobramentos, tais como: ciúme, inveja, ambição, melancolia, frustração, cansaço, angústia, solidão, abandono, saudade, mau humor, apatia, coragem, vergonha, euforia, dentre outros. Durante toda a manhã, as crianças participam de atividades com a atriz e contadora de histórias, Iara Roccha e com a psicóloga, Regina Resende.
A história tem um papel significativo na contribuição com a tolerância e o senso de justiça social, criando novos rumos à imaginação, podendo ser eles bons ou ruins. “Histórias de Emocionar” vai ressaltar a capacidade de imaginar, permitindo que seja criada uma habilidade de entendimento e compreensão das histórias ficcionais, transmitindo informações e abrangendo as emoções. Ao contar histórias, se estabelece com a criança um clima de cumplicidade.
O ato de contar histórias é próprio do ser humano, e o contador pode se apropriar dessa característica e transformar a contação em um importante recurso de formação da coletividade. No Cascatinha o público cotidiano da praça em sua esmagadora maioria é formado por famílias do próprio bairro e adjacências que buscam atração de qualidade, segurança e espaço adequado para crianças.
O domingo começa às 9h com a elaboração das inscrições que incluem questões relacionadas a alergias e comportamentos das crianças, 10h, com a contação de histórias feita pela atriz Iara Roccha, em seguida a psicóloga Regina Resende, faz com as crianças uma abordagem biopsicossocial da história. Às 11h, será realizada uma oficina lúdica de artes plásticas, nessa etapa, através da arte elas poderão mostrar o entendimento que tiveram da história e contextualizar com as emoções sentidas, depois, o material produzido se transforma numa exposição no próprio local da atividade.
Perto do encerramento, por voltadas 11h30, acontece uma integração vínculo familiar com relação às emoções trabalhadas durante toda a manhã, que consiste em uma conversa entre a psicóloga coordenadora do projeto e os pais e/ou responsáveis sobre a atuação de cada criança e a proposição de atividades domésticas para a ampliação da arte e da valorização das emoções no dia a dia de cada uma. Para finalizar, às 12h será servido um lanche.