HNSA disponibiliza mais 12 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 pelo SUS
O Hospital Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Valparaíso, disponibilizou nessa semana mais 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) infectados pelo novo coronavírus. Com a ampliação, a unidade passa a disponibilizar um total de 49 leitos. O hospital pretende ainda disponibilizar outros 22 leitos até o próximo mês. Petrópolis conta atualmente com 111 leitos de UTI exclusivos para casos da doença.
Com o aumento no número de leitos de UTI, a taxa de ocupação em Petrópolis nesssa terça-feira (9) chegou a 29,7% dos leitos de UTI e de 22,9% dos leitos clínicos. O índice é inferior ao exigido pelo Ministério Público, que é de 80%.
O prefeito Bernardo Rossi esteve no hospital na manhã dessa terça-feira (9) para vistoriar a entrega dos leitos. Apesar do aumento na oferta de números de leitos para atendimento exclusivo de pacientes com covid-19, a orientação do governo municipal continua sendo para que as pessoas respeitem o isolamento social e evitem sair de casa. A medida é considerada fundamental para evitar a propagação do vírus e, em consequência, garantir a disponibilidade de leitos para o tratamento dos casos em que há agravos pela infecção.
Leia também: Empresa pede impugnação de edital e Prefeitura adia licitação de R$ 7 milhões para limpeza do HAC e das UPAS