Hoje é Dia Nacional do Doador de Sangue
“Uma atitude pode mudar uma história”. Esse é slogan do Banco de Sangue do Santa Teresa no dia em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Embora a atitude não demore mais que uma hora e possa salvar até quatro vidas, o número de doadores necessários por dia fica abaixo da média em Petrópolis. Hoje, durante o dia inteiro, o hospital recebe seus doadores em festa, com lanches e brindes.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015 foram coletadas 3,7 milhões de bolsas de sangue no país. O número não está muito fora dos parâmetros internacionais de doação, mas é preciso ampliar o número de doadores. De acordo com a captadora de doadores Paola Amâncio dos Reis, de 29 anos, são necessários 70 doadores por dia para manter os estoques do banco de sangue do Santa Teresa. “É difícil atingirmos essa média, por isso sempre fazemos campanha de doação – de times, igrejas, faculdades –, com objetivo de atrair mais gente”, disse.
De acordo com a captadora, o mês de novembro está tipicamente abaixo da média – o que é preocupante, pois daqui para frente, nos meses de festas de fim de ano e férias, a necessidade aumenta. Isso porque nesse período o número de pessoas nas estradas aumenta, crescendo também o número de acidentes. Por outro lado, por conta das viagens, diminui o número de doadores no hospital.
A universitária Sara de Almeida, de 24 anos, que este ano fez a sua primeira doação de sangue, conta que se surpreendeu com a rapidez do processo: “eu achava que demorava mais e que talvez doesse, mas não. Foi bem rápido. O processo não demora mais que uma hora. É uma coisa que dá para você se programar e fazer no meio da sua rotina”. Sara resolveu doar porque a amiga de um amigo estava com câncer, precisando de sangue, mas diz que pretende continuar doando. “Até você fazer parece uma coisa distante, mas depois que você faz se torna uma coisa bem acessível”, disse.
Saiba o que é preciso para doar:
– Ter de 16 a 69 anos (os menores de idade precisam de autorização e presença dos pais);
– Estar em boas condições de saúde;
– Pesar, no mínimo, 50 kg;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos aguardar três horas (não é necessário estar em jejum);
– Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.);
– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– Se fez tatuagem ou piercing aguardar 12 meses;
– Se passou por uma endoscopia, aguardar seis meses;
– Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias.