Homem apedreja ônibus e foge no Independência
Um ônibus da linha 459, do Independência, foi apedrejado na noite dessa quarta-feira (6). O vidro traseiro e três janelas foram quebradas. Segundo a Petro Ita, a violência ocorreu depois de uma batida entre o ônibus e um carro. O motorista do ônibus teria solicitado ao outro que o acompanhasse até o ponto final, para discutirem sobre como resolver o incidente. Porém, ao chegarem ao local, o motorista do carro atirou pedras no ônibus e fugiu. Não foi registrada ocorrência.
A empresa informou que o ônibus estava vazio, portanto ninguém ficou ferido. Devido ao incidente, o ônibus vandalizado não fez a viagem de 21h20, porém outras linhas que atendem à região continuaram operando normalmente. A Petro Ita acrescentou que o coletivo vandalizado passa por manutenção nessa quinta-feira (7) e que foi substituído.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) , no mês passado um ônibus da Viação Cascatinha também foi atingido por uma pedra, que quebrou o para-brisa, na Comunidade do Alemão. A ocorrência foi registrada na 105ª DP. Além desses episódios, o sistema também registrou neste ano a tentativa de arrombamento da máquina de recarga de cartão no Terminal Itaipava.
Outras práticas frequentes de vandalismo que prejudicam a operação dos ônibus são as constantes pichações e bancos que são rasgados frequentemente. Em abril, um ônibus da Turb Petrópolis, que atendia à linha da Posse, teve cinco bancos destruídos em uma única viagem.
O Setranspetro afirmou que "repudia totalmente ações como essas, que configuram violência e prejudicam os passageiros do transporte público, uma vez que os ônibus precisam ser retirados das linhas para passar por manutenção".