Homem é detido por estupro de vulnerável no bairro Independência
Um homem foi detido na noite dessa terça-feira (16), no bairro Independência, após abusar sexualmente da enteada, uma menina de três anos. O crime foi descoberto pela mãe da criança que chamou a polícia. Com a chegada da PM, o homem tentou fugir se escondendo na casa de um vizinho, mas acabou sendo capturado e levado para a 105ª Delegacia de Polícia (DP). Ele prestou depoimento e foi liberado, sendo indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.
A menina passou por exames de corpo delito mas não foram encontradas marcas de violência. No entanto, o homem foi autuado por estupro de vulnerável devido aos relatos da mãe e da própria criança ao médico que fez os exames. A menina foi encaminhada para um psicólogo para que um laudo fosse feito.
Os frequentes casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Petrópolis chamam a atenção. Um levantamento feito pela Tribuna nas 1ª e 2ª Varas Criminais e no Juizado da Violência Doméstica revelaram que em cinco anos foram 286 processos abertos, sendo 61 só em 2016. De janeiro até primeiro de maio, foram 25 ações.
Os casos quando chegam a justiça são encaminhados para as duas Varas Criminais no caso do abusador não ser do convívio familiar, pode ser um vizinho, por exemplo; ou para ao Juizado da Violência Doméstica quando o acusado é um parente da criança ou adolescente, podendo ser o pai, padastro, tio, avó, entre outros.
De acordo com o levantamento, em 2012, foram 52 processos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, sendo 30 encaminhados para as Varas Criminais e 22 para o Juizado da Violência Doméstica. Em 2013, os números caíram um pouco, 48 no total – 34 nas criminais e 14 na doméstica. Um ano depois, os casos voltaram a aumentar, chegando a 53 ações, dessas 33 encaminhadas para as varas criminais e 20 para o Juizado de Violência Doméstica. Em 2015, os casos também foram altos, 57 no total, com 32 processos nas 1ª e 2ª Criminais e 25 na Violência Doméstica. O levantamento refere-se a todas as idades, de zero a 18 anos, atingindo meninas e meninos.