Homem em situação de rua encontrado morto tinha dado entrada no HMNSE na noite anterior

Ele recebeu atendimento na segunda-feira, mas teria deixado unidade de saúde e recusado acolhimento, diz Assistência Social

28/06/2022 20:41
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

O homem encontrado morto na manhã desta terça-feira (28) na Rua do Imperador, próximo à entrada do Shopping Pedro II, já foi identificado pela Secretaria de Assistência Social, ele vivia em situação de rua e era paciente do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) e tinha passagem pelos equipamentos de assistência à população de rua. A Assistência Social informou que ele passou mal na segunda-feira, apresentando alterações na pressão arterial, e foi atendido no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e, segundo a Assistência Social, recusou o acolhimento, recebeu alta médica e retornou às ruas. As causas da morte estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Na última segunda-feira (27), o homem foi atendido pelos equipamentos de saúde e de assistência social do município. De acordo com a Assistência Social, à tarde, na Unat, no Retiro, o enfermeiro de plantão percebeu que ele estava agitado, e aferiu sua pressão. Segundo a equipe, como ele estava com pressão alterada, o profissional acionou o Samu solicitando o atendimento.

Leia também: Corpo de homem em situação de rua passa o dia na calçada aguardando remoção

O Samu foi até o local, atendeu o morador ainda na unidade e o levou até o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). Na unidade, de acordo com a Assistência Social, ele recebeu atendimento médico e foi constatado um quadro de intoxicação por uso de drogas. A Assistência disse que ele chegou a ser medicado, mas removeu a sonda e se negou a permanecer na unidade.

A assistência social da unidade de saúde disse que abordou o paciente e pediu para que ele aguardasse a chegada do transporte solicitado junto ao Centro POP, mas ele insistiu em deixar o local sem a devida assistência.

No dia seguinte pela manhã, pedestres notaram o corpo e a Assistência foi acionada, mas, só depois de um dia inteiro com o homem no local, a Polícia Civil realizou a remoção, por volta de 17h. Agora, o corpo está no Instituto Médico Legal, em Corrêas, onde será feito o exame de necropsia. O caso foi registrado na 105ª Delegacia, no Retiro.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, informou que lamenta a morte da pessoa em situação de rua, e disse, ainda, que se tratava de uma pessoa com transtornos mentais e dependência de entorpecentes.

Últimas