Homenagem aos pracinhas abre comemorações da Independência
O prefeito Bernardo Rossifez uma homenagem aospracinhas petropolitanos durantea solenidade que marcaoficialmente o início das comemoraçõesem homenagemao Dia da Independência doBrasil – nessa sexta-feira (31), na Praça dosExpedicionários. Ao som do Hino do Brasil,foram hasteadas as bandeirasdo Brasil, do Estado do Riode Janeiro e de Petrópolis.
Naocasião, Bernardo Rossi colocoujunto com a Guarda de Honra daGuarda Civil e o tenente-coronelRonald Mandim, comandante do32º Batalhão de Infantaria LeveMontanha, uma coroa de floresno monumento que homenageiaaos pracinhas petropolitanos. “É uma honra participar desse momento em que reafirmamos o orgulho que temos pela história do nosso país”, disse o prefeito.
“Essa é uma cerimônia importantequando lembrando daqueles que lutaram pelo nossopaís. Todas as crianças devemconhecer essa parte importanteda história. Ainda hoje estamosno processo de construção danossa independência e as comemoraçõesdurante a Semana daPátria reafirmam o nosso compromissocom a nossa Pátria. Oamor e orgulho que temos peloBrasil e por Petrópolis”, afirmouo comandante do 32º Batalhão deInfantaria Leve Montanha.
Na ocasião, o professorJoaquim Eloy, do Instituto Históricode Petrópolis, agradeceu àprefeitura pela realização daabertura da Semana da Pátria naPraça dos Expedicionários.
“Essa é uma homenagema todos que lutaram pelo nossopaís. Parabenizo a prefeitura porfazer pelo segundo ano consecutivoessa homenagem nesse monumento que foi erguido pelasociedade petropolitana em homenagemaos nossos pracinhas.Sem dúvidas, todos aqueles quelutaram, o fizeram de forma dignae merecem essa homenagem.O monumento homenageia oscinco pracinhas petropolitanosque morreram na guerra e foierguido por Luis Afonso deMiranda, Alberto Becker, PauloGerônimo dos Santos e pelomeu pai, Joaquim Gomes dosSantos”, contou.
A programação em homenagemao Dia da Independência,contará com desfile no Parquede Itaipava, neste domingo (2), às 9h, eo tradicional desfile no CentroHistórico no dia 7 de setembro. A festa de segunda-feira devereunir 800 pessoas, entrealunos de escolas municipais,bandas marciais, escoteiros eBombeiros Civis. No Centro,é esperada a participação de1.250 pessoas.