Homeopatia: cidade já teve diversos profissionais de renome na área

17/11/2016 12:00

Na próxima segunda-feira, dia 21/11, é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. Petrópolis se tornou referência no assunto com o Instituto Roberto Costa, que foi pioneiro no atendimento homeopático pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Homeopatia é a prática da ciência onde o semelhante cura o semelhante” – essa foi a definição dada pelo dr. Carlos José Hoeltz Magalhães Lyrio, fundador e diretor do Instituto, que já realizou 30 mil consultas em seus 13 anos de existência e possui um cadastro de 16 mil pessoas. Em 2006, o Instituto teve um importante papel no país na inserção da homeopatia no SUS, fazendo com que o que estava no papel passasse para a prática. “Isso abriu caminhos para que outras instituições atuassem posteriormente”, disse Carlos.

O instituto, que atende uma média de 250 pessoas por mês e 25 mil crianças por ano, é o responsável pela vacina homeopática de prevenção de infecções respiratórias agudas (como rinite, sinusite, otite e pneumonia), a Nosodio-IRA. A vacina é fruto de um trabalho desenvolvido com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 2005 a 2010. Ela é aplicada gratuitamente nos postos de saúde em crianças de 0 a 12 anos, mas pode ser aplicada em adolescentes e adultos através de consulta no próprio instituto.

O Instituto Roberto Costa oferece hoje, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde, o curso de pós-graduação em Naturopatia.


Fase sedia encontro de homeopatia

Acontecerá na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) no próximo sábado, dia 19/11, de 8h30 às 13h, um encontro sobre homeopatia promovido pelo departamento de Homeopatia da Sociedade Médica de Petrópolis. Haverá palestras sobre Introdução à Homeopatia, Noções de Farmacotécnica e Casos Clínicos. O encontro é gratuito e as vagas já se encerraram.


Últimas