Hospital Alcides Carneiro realiza cirurgia vascular inédita na unidade
O Hospital Alcides Carneiro realizou cirurgia inédita com a equipe médica da área vascular na última segunda-feira (10) e conseguiu salvar a vida de um paciente em estado grave. O caso foi encaminhado para a unidade hospitalar na última sexta-feira. A equipe avaliou o quadro clínico do paciente de 62 anos, com aneurisma abdominal (roto) que seria indicado para realizar o procedimento em unidade especializada, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Tendo em vista o risco, a equipe decidiu realizar a cirurgia que teve sete horas de duração.
A decisão da equipe garantiu a estabilização do quadro clínico do paciente, que é monitorado na unidade hospitalar. “É muito gratificante ver o resultado do trabalho de uma equipe que atuou em conjunto e conseguiu salvar uma vida. Chegamos a conseguir a transferência, mas o paciente não teria suportado a remoção”, destaca o diretor técnico do HAC, Diogo Antunes Macedo.
O médico destaca a estrutura e a dedicação da equipe que possibilitou salvar a vida. “Em tempos difíceis em que o SUS é desvalorizado, contamos com condições estruturais e equipe dedicada a desempenhar seu papel. Realizamos uma cirurgia de alta complexidade e foi bem-sucedida”, ressalta.