Hotel protesta contra retirada de plantas da entrada
Recém-inaugurado na rua Dr. Porciúncula, no Centro, um dos hotéis mais antigos de Petrópolis foi notificado por colocar plantas para decorar a entrada em frente ao imóvel. Os dois vasos com coqueiros de jardim eram utilizados na via do estabelecimento e davam mais cor ao ambiente, que estava abandonado e com moradores de rua dormindo na área enquanto o local esteve fechado.
“Eram pessoas que ficavam por aqui, dormiam no local, urinavam e degradavam o ambiente, enquanto ele esteve fechado. Quando inauguramos, colocamos as plantas pra compor o espaço e trazer mais vida. Isso estava sendo bem-visto pelas pessoas, até que uma fiscalização mandou a gente remover”, afirmou o empresário Henri Lippi.
De acordo com o proprietário do hotel, outros estabelecimentos foram notificados por colocarem lixeiras na via. “Muitas lojas tiveram de tirar os itens, mas em outros pontos da cidade vemos bancos do lado de fora dos estabelecimentos, flores em algumas ruas e só com a gente foi direcionado assim. Na 16 de Março e na Paulo Barbosa existem diversos e não houve ação específica”, explicou.
O empresário diz que entrou em contato com o setor responsável pelo código de posturas na cidade, mas foi informado de que teria de remover os vasos. “Tivemos que tirar e, por conta disso, colocamos um posicionamento na frente do hotel, para que as pessoas saibam o que de fato ocorreu. Não tem justificativa, pois segundo eles não pode e tem de ser assim”, finaliza.
Em nota, a prefeitura afirmou que em cumprimento ao Código de Postura do município, o proprietário do estabelecimento foi intimado de acordo com os artigos 65 e 67 (item 5) que vedam obstrução de passeios públicos. A autorização para elementos nas calçadas é concedida pela prefeitura em casos, por exemplo, em que as calçadas são amplas e possam permitir a livre circulação dos pedestres, o que não é a situação da Rua Dr. Porciúncula.