I Festival 45+ de Duetos de Dança Live fomenta trabalho de artistas com mais de 45 anos
O I Festival 45+ de Duetos de Dança Live é um festival de dança contemporânea que acontece online, de 16 a 21 de março de 2021. Vinte bailarinos de mais de 45 anos foram convidados a desenvolver duetos de dança para o formato de live. Serão apresentados, na página do evento, 10 duetos de dança contemporânea inéditos, criados especialmente para o festival, além de duas mesas de discussão e chats ao vivo com os bailarinos na reapresentação dos trabalhos.
“Na dança, mais que qualquer outra arte cênica, a participação de bailarinos com mais de 45 anos é sistematicamente desvalorizada, pois existe a cultura de exaltação a juventude e a perfeição da forma física”, conta a produtora Luciana Canton. “O Festival propõe inverter radicalmente esses valores estabelecidos, sendo uma plataforma para artistas experientes da dança, exaltando a maturidade, a vivência e a excelência artística desses corpos, revertendo o estigma de que bailarinos depois dos 40 anos não podem mais dançar”.
Compõem o elenco de bailarinos criadores do Festival importantes artistas da dança brasileira: Alessandra Fioravanti, Bebeto Cidra, Dani Stasi, Irineu Nogueira, Jorge Garcia, Keila Fuke, Key Sawao, Lu Favoreto, Mara Borba, Marta César, Lourenço Homem, Marco Xavier, Orlando Dantas, Patrícia Noronha, Paulina Alves, Ricardo Iazzetta, Toshiko Oiwa, Wellington Duarte, Wilson Aguiar e Zélia Monteiro.
O I Festival 45+ de Duetos de Dança Live será transmitido de forma online, todos os dias, sempre às 20h. A retirada de ingressos gratuitos ou contribuição consciente será pelo site. O Festival também será transmitido nos canais da Oficina Cultural Oswald de Andrade e do Centro de Referência da Dança.
Este festival foi financiado pela Lei Aldir Blanc através do ProAC Expresso LAB 40/2020 “Produção de Festivais no Estado de São Paulo” da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal. A programação completa pode ser acessada no site.
PROGRAMAÇÃO
16/03 – TERÇA
11h- Mesa de debate “A longevidade e a maturidade na excelência artística de bailarino 45+”. Mediação de Wellington Duarte. Debatedores: Paulina Alves, Zélia Monteiro e Mara Borba.
20h- D I S T Â N C I A – Dani Stasi e Lourenço Homem
Elas em nós – Keila Fuke e Paulina Alves
NO(CE)S – Jorge Garcia e Toshiko Oiwa
17/03 – QUARTA
16h- Duo D’água – Lu Favoreto e Wilson Aguiar
Bem Querer Bem… – Mara Borba e Marta César
20h- pulsa e vaza – Marco Xavier e Patrícia Noronha
Incompletude – Alessandra Fioravanti e Orlando Dantas
Dona Janaína – Bebeto Cidra e Irineu Nogueira
18/03 – QUINTA
11h- Mesa de debate “Corpos em diáspora na dança contemporânea: deslocamentos e tessituras estéticas”. Mediação: Lourenço Homem. Debatedores: Toshiko Oiwa, Irineu Nogueira e Marco Xavier
20h- Ao Vento – Key Sawao e Ricardo Iazzetta
das distâncias nulas – Wellington Duarte e Zélia Monteiro
19/03 – SEXTA
20h- Reapresentação Duo D’água / chat com Lu Favoreto e Wilson Aguiar
20h30- Reapresentação D I S T Â N C I A / chat com Dani Stasi e Lourenço Homem
21h00- Reapresentação NO(CE)S/ chat com Jorge Garcia e Toshiko Oiwa
20/03 – SÁBADO
20h- Reapresentação Dona Janaína / chat com Bebeto Cidra e Irineu Nogueira
20h30 Reapresentação Bem Querer Bem… / chat com Mara Borba e Marta César
21h- Reapresentação pulsa e vaza / chat com Marco Xavier e Patrícia Noronha
21h30- Reapresentação Incompletude / chat com Alessandra Fioravanti e Orlando Dantas
21/03 – DOMINGO
19h- Reapresentação Elas em nós/ chat com Keila Fuke e Paulina Alves
19h30- Reapresentação Ao Vento/ chat com Key Sawao e Ricardo Iazzetta
20h00- Reapresentação das distâncias nulas / chat com Wellington Duarte e Zélia Monteiro
Ficha técnica
Produção
Luciana Canton, Gustavo Valezzi e Tatiane Trujillo
Bailarinos
Alessandra Fioravanti, Bebeto Cidra, Dani Stasi, Irineu Nogueira, Jorge Garcia, Keila Fuke, Key Sawao, Lu Favoreto, Mara Borba, Marta César, Lourenço Homem, Marco Xavier, Orlando Dantas, Patrícia Noronha, Paulina Alves, Ricardo Iazzetta, Toshiko Oiwa, Wellington Duarte, Wilson Aguiar e Zélia Monteiro.
Idealização
Wilson Aguiar e Luciana Canton
Realização
Atelier Cênico