Idosos acima de 95 anos começam a receber as primeiras doses da vacina contra a covid-19

10/02/2021 11:59
Por Janaina do Carmo

Os idosos acima de 95 anos começaram nesta quarta-feira (10), a receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19. A vacinação acontece até sábado (13) em dois pontos da cidade: Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant no Centro e no Parque Municipal de Itaipava. A previsão da Prefeitura é imunizar cerca de 700 pessoas nessa faixa etária.

Cecília foi a primeira a ser imunizada nesta quarta-feira (10) / Foto: Janaína do Carmo/Tribuna de Petrópolis

A aposentada Cecília Schimd Essinger, de 97 anos, foi a primeira a tomar a vacina. Acompanhada da filha e do genro, ela chegou chegou no campus da UCP, por volta das 8h. “Sinto saudade do café da tarde com os netos. Depois da vacina isso pode voltar a acontecer”, disse a idosa, que desde que a pandemia da covid-19 começou, em março de 2020, não sai de casa e também não recebe mais a visita de familiares.

“A casa vivia cheia agora, por causa dela, isso não acontece mais. Ela tomando a vacina é uma esperança de dias melhores”, disse o genro Carlos Roberto do Amaral, de 72 anos. A idosa mora com a filha e o genro no Alto da Serra e também foi a primeira a fazer o cadastro pelo site da Prefeitura. “Minha sobrinha que nos avisou da vacinação e logo cadastramos ela”, contou o genro.

Ilnah recebendo a primeira dose da vacina / Foto: Janaína do Carmo/ Tribuna de Petrópolis

A centenária Ilnah Aglais Moreira Azeredo, de 100 anos, também tomou a dose da vacina. “É um alívio para todo mundo agora com a vacina”, disse a idosa que também foi imunizada no posto volante montado no campus da UCP. A vacinação atrasou cerca de 30 minutos devido a atrasos na escolta da Polícia Militar (PM), começando às 9h30.

Uma horas depois do início da campanha não havia mais fila e o movimento era tranquilo. Os postos volantes – no campus da UCP do Centro e no Parque Municipal de Itaipava – funcionam de 9h às 16h. Para tomar as doses é preciso levar o documento de identificação e quem tiver pode levar a Carteira de Vacinação.

Segundo o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa, as doses que estão aplicadas nos idosos acima de 95 anos é da vacina Coronavac – fabricada em parceria com o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A previsão é que nesta quarta cheguem a cidade mais 2.670 doses da vacina distribuídas pelo governo do Estado.

Últimas