Igreja Católica vai celebrar Festa de Santo Antônio nesta terça-feira; confira a programação

Santo Antônio será celebrado em toda Diocese de Petrópolis

12/06/2023 17:18
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A Igreja Católica celebra, nesta terça-feira (13), um dos santos mais populares: Santo Antônio de Pádua. Na Diocese de Petrópolis, quatro paróquias dedicadas a ele contarão com programação de missa durante todo o dia.

O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, vai presidir a missa em duas delas, às 11h, na Paróquia de Paquequer (Teresópolis) e às 19h30, na Paróquia de Nogueira, em Petrópolis.

Outras paróquias também vão celebrar Santo Antônio, caso da Paróquia do Alto da Serra, em Petrópolis, e a Paróquia de Nova Marília, em Magé. No entanto, como lembra Dom Gregório Paixão, por causa de sua popularidade, Santo Antônio será celebrado com grande alegria em toda Diocese de Petrópolis, com missa nas 49 paróquias presentes nos oito municípios que formam a Diocese.

Na Igreja do Alto da Serra a missa acontecerá às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e às 19h. Em Nogueira, a missa será celebrada às 6h30, com bênção e carreata; às 7h30, com o Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor José Maria, e também às 15h, 17h, 19h (procissão) e às 19h30, com o bispo diocesano.

Mais sobre Santo Antônio

Natural de Lisboa (Portugal), Santo Antônio nasceu em 15 de agosto de 1195 e ficou conhecido também como Santo Antônio de Pádua, porque faleceu na cidade italiana no dia 13 de junho de 1231. Em mais de oito séculos, Santo Antônio ganhou milhares de devotos no mundo inteiro, especialmente no Brasil, Portugal e Itália. Em 1220, o jovem Fernando da Ordem dos Cônegos Regulares decidiu dar uma guinada na sua vida: deixou a Ordem dos Agostinianos para seguir os passos de outro jovem que se chamava Francisco e era de Assis, na Itália.


Em 1219, São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos cinco frades: Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto. Em terras africanas, dedicaram-se à pregação, tendo sido perseguidos e martirizados. Ao chegar no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, no ano de 1220, as relíquias dos mártires, o jovem cônego se viu extremamente impactado pelo testemunho de coragem dos religiosos franciscanos. Foi assim que Fernando, cativado pela perseverança dos mártires, decidiu juntar-se ao jovem de Assis.

Em 1220, o ano de sua ordenação sacerdotal, ingressou na Ordem dos Frades Menores, quando recebeu o hábito franciscano, no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio. Iniciou uma missão para o Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Últimas