Ilustrador petropolitano marca presença na I FLICT Pro Arte em Teresópolis

Por Aghata Paredes | Fotos: Arquivo pessoal

O ilustrador petropolitano Fernando Marques, conhecido pela Turma do Betão e da Tatá, participou da I FLICT Pro Arte, a Feira do Livro Infantojuvenil e da Cultura de Teresópolis, realizada em parceria com o Instituto AMA Leitura. O evento, que acontece até o dia 14 de setembro, tem como tema central a inclusão e leitura para todos, homenageando o escritor Ziraldo.

Marques, que comemora 50 anos de dedicação à arte dos quadrinhos em 2024, marcou presença no evento nesta semana, quando se uniu ao autor e presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira, para lançar as revistas em quadrinhos Histórias do Vovô João. A série, composta por cinco edições, explora lendas e mitos sobre orixás africanos. Na ocasião, o ilustrador foi agraciado com a Menção Honrosa Ziraldo, uma homenagem concedida pelo Centro Cultural Feso Pro Arte e pelo Instituto AMA Leitura, em reconhecimento aos serviços prestados à literatura, educação, arte e cultura para crianças e jovens.

Além do lançamento, o petropolitano ministrou palestras em algumas escolas da região. Na ocasião, ele abordou o processo de criação de personagens para histórias em quadrinhos e ofereceu orientações sobre técnicas de desenho. As turmas incluíram três grupos de crianças, duas de adolescentes e uma de estudantes em formação para o magistério.

O suplemento Tribuninha, ilustrado por ele, foi um marco no jornal Tribuna de Petrópolis, tendo estreado no ano de 1990. Publicado aos domingos até 2020, quando a versão impressa foi substituída pelo formato digital, o suplemento chegou a se tornar o segundo mais lido, atrás apenas dos classificados. Desde o seu surgimento, o caderno conquistou e formou uma legião de pequenos leitores, marcando diferentes gerações na cidade.

Foto: Divulgação/Personagens da Tribuninha

A I FLICT Pro Arte continua até o dia 14 de setembro, com uma programação que inclui mesas literárias, encontros com autores, rodas de conversa, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações teatrais, performances de ilustradores, palestras para educadores, exposições e estandes de venda de livros. Mais informações sobre a festa literária podem ser obtidas através das redes sociais: @feso.proarte

Leia também: Fernando Marques, ilustrador petropolitano, celebra 50 anos de quadrinhos com lançamento de livro de memórias

Últimas