Incêndio supermercado Extra: ambulantes já ocupam novo endereço
Os ambulantes da Praça Clementina de Jesus passaram a ocupar desde ontem (25) o estacionamento da Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans), na Rua do Imperador. No local, os 40 camelôs foram realocados após a interdição da praça devido ao incêndio que destruiu totalmente o prédio do supermercado Extra. Eles ficarão no local até que o antigo local seja desinterditado.
Na manhã de ontem os ambulantes estavam montando as barracas e resolvendo questões de infraestrutura no local. No novo espaço ainda não há iluminação e pontos de energia. "Toda mudança gera conflitos e apreensão. Houve muita discussão, mas agora com o local definido, o importante é deixar o espaço adequado para que se consiga trabalhar", disse o presidente da Associação de Ambulantes, Dogueiros e Artesãos, João Firmino.
Para o ambulante Jair Claudio, de 43 anos, é um momento de adaptação e muito trabalho. "Não era o ideal, queríamos estar no nosso espaço. Mas achei que poderia ser pior, quando vi a proporção do incêndio achei que ficaria 30 dias em conseguir trabalhar. Fiquei apenas 24 horas, dá para recuperar", disse. As barracas vão continuar funcionando no mesmo horário, de 8h as 20h, de segunda a sexta-feira.
Os ambulantes da Praça Clementina de Jesus ocupavam a praça por pelo menos 20 anos. As barracas ficavam nos fundos do supermercado que teve a estrutura bastante comprometida. Na manhã de ontem, técnicos de uma empresa contratada pelo Extra para a limpeza do terreno avaliavam os danos.
Parte da praça será isolada com tapumes para que a demolição dos fundos do supermercado. Neste ponto, segundo os técnicos há muito maquinário e o trabalho de demolição deverá ser feito com cuidado. A princípio a liberação da praça para os ambulantes só acontecerá após a demolição dessa estrutura.