Inea diz que não desativou pluviômetros

29/11/2016 17:52

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), informou nesta terça-feira (29), por meio de nota, que não desativou o procedimento de alerta de cheias que monitora a situação das chuvas em várias regiões do Estado. O órgão garantiu que todos os pluviômetros que apresentam problemas técnicos passam por manutenção e devem voltar a operar normalmente o quanto antes. 

Os equipamentos são fundamentais para prevenir desastres naturais com vítimas, como enchentes e deslizamentos. Na nota, o institutu diz ainda que passou a executar o programa com meios próprios, reforçando o pessoal e estabelecendo o que chama de "simplificação de procedimentos", diminuindo o custo e garantindo o funcionamento do serviço com qualidade. 

O órgão garantiu que os municípios e Defesas Civis estão sendo avisados por radiocomunicação, aplicativos, telefone e email para a replicação da informação à população, e para acionamentos dos planos de contingência. Frisando que todos os pluviômetros, num curto prazo estarão com o funcionamento restabelecido. 

Para a Defesa Civil do município, conforme resposta dada à reportagem publicada ontem pela Tribuna, os pluviômetros são essenciais para agilizar a resposta aos desastres naturais. “Com essas informações, conseguimos agilizar a resposta do poder público a fortes chuvas, já que, dependendo dos índices pluviométricos, colocamos mais equipes nas ruas, acionamos sirenes e mobilizamos outros órgãos. Para garantir uma resposta rápida e eficaz a fortes chuvas em Petrópolis, é preciso que todo o Sistema Nacional de Defesa Civil funcione, com cada órgão municipal, estadual e federal fazendo a sua parte”, explicou em nota o secretário de Defesa Civil e Segurança Pública, Rafael Simão.

Últimas