Informações sobre posto de vistoria em Itaipava ainda são desencontradas

03/03/2018 11:25

Um dia após o presidente do Detran Vinícius Farah afirmar que ainda não havia sido encontrado um terreno adequado para a instalação de um segundo posto de vistoria veicular na cidade, o órgão anunciou na tarde desta sexta-feira (2), por meio de sua assessoria de imprensa, que foi encontrado um novo terreno que atende a todas as exigências técnicas para a criação do novo posto. Apesar da boa notícia, o endereço e a previsão para a instalação permanecem em segredo. Enquanto isso, os problemas para agendamento de serviços não atende a demanda e motoristas ficam a mercê do órgão. 

Durante a inauguração da nova Unidade de Serviços do Detran, no Shopping Estação, em Itaipava, na tarde de quinta feira, o prefeito Bernardo Rossi e o presidente do Detran afirmaram estarem negociando para trazer para a cidade mais uma opção de atendimento do serviço de vistoria para os petropolitanos. Na ocasião, Vinícius afirmou que os três terrenos apresentados pela prefeitura não atendiam aos critérios apresentados pelo órgão.

No entanto, já na tarde de sexta (2), um novo terreno foi encontrado, e segundo o presidente, está atendendo a todas as exigências.“A cidade tem uma demanda reprimida muito grande e precisamos zerar estas pendências. Temos capacidade técnica e, depois de algumas tentativas sem sucesso, já encontramos uma área própria que cumpre as exigências técnicas para a implantação do posto”, afirmou Vinícius Farah. 

A cidade possui mais de 162 mil veículos, a grande procura acaba afogando a única unidade de atendimento de vistoria da cidade. Em maio, durante uma das edições do Detran Presente que aconteceu no Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, foi anunciado pelo presidente que até o fim do ano passado o projeto da implantação de uma segunda unidade estaria concluído. Mesmo o projeto não sendo cumprido no prazo previsto, e ainda que o novo terreno tenha sido confirmado, não há previsão e nem endereço para a nova unidade. 

A equipe da Tribuna questionou o Detran sobre o endereço onde será instalada a unidade, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta. 

Com a grande demanda e um único posto, falta vagas para os motoristas

Enquanto a solução não chega, os petropolitanos sofrem com a dificuldade em conseguir fazer o agendamento nesse começo de ano. E quem consegue agendar o serviço tem que ter paciência para enfrentar os atrasos no atendimento. Na tarde de ontem, no único posto de vistoria da cidade, no Alto da Serra, a fila de veículos descia pela Rua Conde Afonso, e avançava pela Rua Coronel Albino Siqueira. Motoristas relataram que os atrasos chegavam até uma hora de espera.

A professora Flávia Vieira que estava aguardando o atendimento, contou que já tinha passado 40 minutos do horário que estava agendada, e ainda tinha cerca de 8 carros na sua frente. Além da longa espera, a dificuldade para conseguir agendar um horário foi outra reclamação da professora. “Vim tentando fazer o agendamento desde o dia 23 de janeiro. Tentei por telefone e pela internet, e nunca tinha vaga. Consegui na semana passada para esta semana. Tenho um outro veículo que precisa somente do licenciamento, e também demorei para agendar”, contou.

Teve gente que acabou optando por fazer a vistoria em outras cidades. Como foi o caso do eletricista Adilson Bastos, depois de muitas tentativas, acabou agendando para fazer a vistoria em Paty do Alferes. “Dizem que tem que entrar no site às 6h para conseguir vaga, mas tentei de tudo, em vários horários e nunca abria vaga aqui. Acabei optando em ir até outra cidade, para não ficar com a minha moto irregular”, disse.

A notícia da implantação um novo posto até chegou a animar os motoristas, mas devido a demora, muita gente desacreditou da promessa. “Tem terreno para a construção de grandes condomínios, e não tem terreno para fazer vistoria. Um absurdo! Pagamos imposto em dia, e o estado não cumpre com a parte deles. Estou há quase um mês tentando fazer o agendamento e não tem vagas. Em outros anos eu cheguei a fazer a vistoria em outra cidade, mas acho um absurdo eu ter que sair de Petrópolis para fazer isso”, disse, indignado, o mecânico de manutenção Wanilton Reis. 

Sobre as dificuldades no agendamento, o órgão informou que são disponibilizadas 320 vagas diariamente. E que nos períodos próximos ao vencimento da parcela do IPVA, a busca por vagas nos postos de vistoria aumentam. E pedem que nessas datas, os que não tiverem urgência, aguardem um pouco para a solicitação do serviço. E informou ainda que os postos estão funcionando normalmente.


Últimas