Ingressos para o Festival Internacional de Corais estão à venda

13/08/2018 19:04

Ingressos a preços populares, R$ 20 e R$ 10 (meia), para os concertos de abertura e encerramento do FIC Petrópolis – Festival Internacional de Corais, no Palácio Quitandinha, bem como para os concertos de gala, estão à venda no Theatro D. Pedro. Dezenas de corais, além de grupos instrumentais prometem embalar a cidade num grande clima musical, de 17 a 26 de agosto, com a maioria das apresentações de acesso gratuito.

O concerto de encerramento do FIC Petrópolis vai marcar esta primeira edição com a exibição de mais de 700 músicos no palco, reunindo vários coros participantes, nacionais e internacionais, com acompanhamento de quatro orquestras, sob a regência do maestro Marcelo Vizzani. Participarão a orquestra do projeto Ação Social pela Música, Orquestra da UCP, Orquestra da Igreja Metodista Wesleyana e a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí/Fiocruz Petrópolis.

A primeira edição do Festival vem sedimentar a Cidade Imperial como a Capital do Canto Coral, com shows, concertos instrumentais, concertos de gala e apresentações as mais diversificadas em espaços nobres. Petrópolis vai receber cantores de outras cidades e estados brasileiros, além de corais da Argentina e do Chile, grupos que vão do popular ao erudito, das mais diferentes formações.

Na programação não vai faltar o intercâmbio e aperfeiçoamento profissional, já que o festival oferece, gratuitamente, Workshop de Técnica Vocal com a famosa mezzo-soprano lírica argentina, Lorena Espina, mediante inscrições pelo site do evento http://www. ficpetropolis.com.br, a partir de segunda-feira. As aulas serão nos dias 22 e 23 de agosto, das 14h às 17h, na sede dos Canarinhos (Rua Santos Dumont, 355, Centro). Haverá também a Master Class de Regência Coral ministrada pelo renomado maestro alemão, Christoph Siebert, no mesmo local, cujas inscrições já foram encerradas. No dia 22 de agosto, às 20h30, no Theatro D. Pedro, a programação reserva o Concerto de Gala com os alunos, participação do Coral Municipal e dos maestros Siebert e Lischt.

A tradição em canto coral vem de longa data nas terras de Pedro. O FIC Petrópolis vem afirmar e fortalecer estas raízes, fincadas em 1863 com a fundação da Sociedade Coral Concórdia pelos alemães. Com eles veio também a criação do primeiro coral da cidade, abrindo caminho para a existência deste segmento, que agrega o maior número de pessoas em Petrópolis. O coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos, aqui foi fundado em 1942, e hoje a cidade conta com coros de escolas, de instituições religiosas de várias vertentes, de empresas, universitários, de idosos, de projetos sociais, de todas as faixas etárias, num espectro de dezenas de grupos que se apresentam nas programações oficiais do município, eventos particulares.

Últimas