Inscrições para o Encceja Exterior terminam no dia 9 deste mês

02/07/2018 16:09

Brasileiros que vivem em outros países e não puderam concluir seus estudos na idade padrão têm uma nova oportunidade este ano para tentar regularizar a situação educacional e buscar melhores posições no mercado de trabalho. Uma nova edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) está com as inscrições (gratuitas) abertas desde o último dia 25. O prazo para se inscrever na prova termina no próximo dia 9.

O exame foi criado em 2001, como uma oportunidade para as pessoas que vivem no Brasil e em outros países tentarem colocar os estudos em dia. A aprovação nas provas – previstas para o dia 16 de setembro – garante uma certificação de conclusão de ensino. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha de áreas como Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, no caso do Ensino Fundamental. O exame para o Ensino Médio terá questões nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática, Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

No ano passado, mais de 1,4 mil brasileiros se inscreveram em dez países, incluindo os 25 brasileiros que fizeram o exame dentro de dez penitenciárias e centros de imigração de Tóquio. A versão deste ano será realizada em 12 países, com a inclusão na lista de localidades das cidades de Roma, capital italiana, e Roterdã, na Holanda.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, o Encceja Exterior é realizado com o apoio de representações diplomáticas do Brasil no mundo. No site do Inep há material para estudo como apostilas gratuitas. Os consulados também oferecem cursos preparatórios.

Últimas