Instituto Dell’Art apresenta a programação do 17º Festival de Inverno

28/06/2017 13:38

A manhã de ontem (27) foi marcada por um brunch promovido pelo Instituto Dell”Art para apresentar à imprensa a programação e as novidades do 17º Festival de Inverno de Petrópolis. Mais de 20 pessoas, entre profissionais da área, membros de órgãos público e representantes de instituição do evento estiveram presentes. 

Logo no início da apresentação, a idealizadora do festival, professora e empresária, Myrian Dauelsberg falou sobre a importância das parcerias para que o Festival de Inverno chegasse a mais uma edição. 

“Só foi possível realizar esta 17ª edição graças a parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI, apoio da Escola de Música da UFRJ e patrocínio de Águas do Imperador. Além da corealização com a Prefeitura Municipal de Petrópolis e TurisPetro. E, claro, contando sempre com o apoio da imprensa na divulgação de nossa programação”. 

Concertos, ópera, música popular e instrumental, shows e atividades infantis estão entre as atrações que vão tomar conta da cidade em 10 dias de programação intensa e gratuita

O evento que acontece de 7 a 16 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. O Festival ocorrerá no Centro Histórico de Petrópolis, em diversos espaços da cidade como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa de Stefan Zweig, Praça da Liberdade e Centro Cultural Raul de Leoni. Com 10 dias de festa, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

O Festival de Inverno de Petrópolis 2017 é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado por  Myrian Dauelsberg. “É nossa função contribuir para a democratização de cultura e inclusão social através das artes, além do apoio aos talentos da nova geração”, destacou Myrian Dauelsberg. 


Sobre a programação

A abertura oficial do evento será no dia 7 de julho, sexta-feira, às 20h, Catedral São Pedro de Alcântara, apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO sob a regência do Maestro Eder Paolozzi, com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Programado também para o santuário em outro momento, um recital de órgão com o maestro e organista Marco Aurélio Lischt.  

O Palácio de Cristal recebe a série “SESICristal Jazz” com grandes nomes da música brasileira como Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Mark Lambert. O local ainda vai ser palco do espetáculo “Fina Flor“ com Roberta Spindel, o coral Gerando Vozes, banda Vulgo Rock Blues, o show com Mariano Trio, oficinas infantis e o concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Bandas locais farão a abertura de alguns shows.

O Museu Imperial será palco dos concorridos “Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, com apresentações de: João Elias e Aleyson Scopel, Silas Barbosa e Patrícia Glatzl, Lígia Moreno, André Signorelli, Felipe Naim e Kátia Balloussier, e dos românticos “Concertos à Luz de Velas”, com o pianista Diogo Monzo, a soprano Angélica de La Riva e Priscila Bonfim, o Quarteto Quinta Essentia e Camerata de Violões. Ainda no Palácio Imperial, homenageando os 100 anos da música brasileira, Estevão Herman apresenta vídeos inéditos com grandes nomes da MPB.     

Apresentações de ópera e shows estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro, referência cultural e artística. No local, marcaram presença a banda BlueBeetles, a Ópera Viva La Mamma de Donizetti e o coral Brasil Ensemble, ambos da Escola de Música da UFRJ, o grupo PianOrquestra e os espetáculos“Começaria tudo outra vez – Um tributo a Gonzaguinha“ e “Eternas Canções” com Marcio Gomes. Ainda no Theatro D. Pedro, bate-papo com a artista de primeira grandeza, Ana Botafogo falando dos bastidores dos grandes ballet.

Novidade no FIPET, a Casa de Stefan Zweig, estreia na programação com recital do Duo Mignone, formado por Carolina Fariae Eliara Puggina.

Já a Praça da Liberdade vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à Praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. E o Centro de Cultura Raul de Leoni será palco para a peça de teatro “Quem é você”, do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição e mantendo a tradição de nomear uma madrinha, a escolhida para esta edição goi Gisele Goulart, presidente do Rotary Petrópolis – Itaipava. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados. Além dos alimentos, Gisele penseou em algo para ajudar também os animais em situação de abandono, com o objetivo de aproveitar a oportunidade para angariar ração “e, para isto, conto com o apoio de todos os parceiros, imprensa e público do festival”, conclui. 

Últimas