Internações de pacientes com covid-19 caem 33% em Petrópolis em um mês
Em um mês, as internações de pacientes com covid-19 caíram cerca de 33% em Petrópolis. De acordo com os boletins diários divulgados pela prefeitura, no dia oito de julho, 109 estavam internadas em leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes públicas e particulares. No mesmo dia de junho, eram 164 pacientes nessas vagas.
Leia também: Casos graves da covid caem 62% na cidade
No mesmo período também houve redução nas taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS). No dia oito deste mês a ocupação era de 41,18% nas vagas de clínica médica e 41,30% nas unidades de terapia intensiva. Um mês atrás esse índice estava em 46,75% e 47,75%, respectivamente.
Se compararmos a quantidade de internações deste mês de julho com os meses de maio e abril a queda é ainda maior. No dia oito de maio havia 305 pessoas em leitos destinados a covid-19, ou seja, uma redução de 64%. Já em abril (período mais letal da pandemia até o momento), 337 pacientes estavam em leitos clínicos e de UTI. Em comparação com julho a queda foi de 67% nas internações.
As taxas de ocupação nas vagas de clínica médica e de UTI da rede pública também tiveram uma expressiva redução se compararmos o mês de julho com maio e abril. Em maio, por exemplo, a ocupação nas UTI’s estava em 84,62% e na clínica 46,04%. Em abril, o cenário era ainda pior. A taxa nas UTI’s estava em 89,74% e nas vagas de clínica médica 75,59%.