Internet quebrou ontem com as dúvidas sobre a eleição: tem? não tem? quem assume?
Internet quebrou ontem com as dúvidas sobre a eleição: tem? não tem? quem assume?
Como todo mundo já sabe, a candidatura de Rubens Bomtempo foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral ontem e o candidato pretende recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E muitos foram às redes sociais afirmar que os votos de Bomtempo elegerão o vice, Mustrangi, caso o TSE confirme a cassação de seu registro de candidato. Mas não é bem assim.
Depende do TSE
Se o TSE confirmar a cassação do registro, decisão que só deve ocorrer após o segundo turno, deve haver nova eleição porque, afinal, a cassação vale desde o registro inicial, antes mesmo do pleito. E, mesmo supondo uma vitória de Bernardo Rossi no domingo também pode haver novas eleições porque qualquer candidato dos que disputaram o cargo de prefeito pode pedir a impugnação do pleito baseado no indeferimento de Bomtempo, caso seja confirmado pelo TSE.
Quem pode assumir
Mas, pode deferir e Bomtempo ganhar e pode deferir e Bernardo ganhar. Próximos capítulos só depois da decisão do TSE. Mas, aí cabe uma última perguntinha: se tiver nova eleição quem senta na cadeira de prefeito até lá? O presidente da Câmara de Vereadores… Paulo Igor tá tendo comichão já.
Ari Gomes assina essa beleza de foto do Campeonato de Futebol Master da Liga Petropolitana de Desportos, que teve rodada dupla este final de semana com o Petrô seguindo líder na disputa.
Assuntos comunitários
Ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Barenco agora é assessor para assuntos comunitários da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.
De volta?
Falando em nomeações e os secretários que foram exonerados para concorrer a vereador – mas não tiveram felicidade nas urnas – como Roberto Junior, de Relações Institucionais e Paulo Renato Vaz, da Defesa Civil? Não vão voltar?
Desserviço
Foi só a prefeitura anunciar que está realizando testes da Covid-19 de casa em casa que espíritos sem luz já estão espalhando em redes sociais pra ninguém atender porque podem ser assaltantes. Vou te contar…
Relógio sem flores
Não foi por falta de apelo dos Partisans por uma solução no Relógio das Flores e não apenas na estrutura propriamente do elogio com ponteiros e maquinário, não. Além disso, que era feito por mais de 30 anos pelo relojoeiro Lino, gratuitamente, a pergunta que não quer calar: e as flores? Porque desde o governo Gratacós não tem um projeto decente pra flores no local.
Câmeras de segurança
Mas também ficamos bolados: se tem câmeras de segurança pra todos os lados, linkadas com o Centro Integrado de Operações, o Ciop, não rola de flagrar os vândalos ali no Relógio das Flores, não?
Compromisso
A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis elaborou uma carta compromisso que será apresentada hoje aos 15 vereadores eleitos e aos dois candidatos a prefeito – Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi. O documento conta com as principais demandas do setor. O turismo é responsável por cerca de 7% do PIB municipal e foi um dos que mais sofreu neste período de pandemia da Covid-19.
Neutros
Agora, vamos combinar: chega desse negócio de declarar “neutralidade” por vereadores eleitos e candidatos a prefeito não eleitos. Declara protesto, repúdio, greve de fome, qualquer coisa. Mas declarar neutralidade como se fossem grandes coisas…
Na torcida
Alunos do 9º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, na Vila Rica, desenvolveram um projeto que está entre os nove finalistas da categoria escola pública do prêmio aprendizagem solidária. O projeto foi selecionado entre 223 iniciativas de escolas de todo o Brasil. Os alunos, junto com dois professores, desenvolveram o Vila Recicla, uma produção audiovisual com a temática ambiental e social dentro da comunidade. A premiação, que será divulgada na sexta-feira, dará, além do reconhecimento público a três projetos, um apoio financeiro e formativo para potencializar e ampliar suas ações de aprendizagem e de solidariedade para a comunidade.
Carine Lemez colocou em imagem a paz que é o Vale do Amor.