Investigação da Polícia Civil sobre incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha ainda não tem previsão de conclusão

23/fev 19:45
Por Maria Julia Souza

Nove meses após o incêndio que atingiu a garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha, a perícia criminal da Polícia Civil ainda não foi divulgada. Nesta semana, em resposta à equipe da Tribuna, a instituição informou que as investigações estão em andamento na 105ª DP (Retiro).

Segundo a Polícia Civil, as informações obtidas a partir da perícia realizada no local são analisadas e contribuem para a apuração. Ainda de acordo com a corporação, agentes também realizam outras diligências para complementar a investigação e esclarecer todos os fatos.

Em junho do ano passado, a perícia contratada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), concluiu que há sinais de que o incêndio foi intencional. De acordo com o laudo, indícios apontam para a causa determinante do ocorrido como “uma ação pessoal direta, caracterizada por uma ação intencional de atear fogo ou incendiarismo.”

Novos incêndios em ônibus são registrados na cidade

No mês passado, um ônibus da Cidade das Hortênsias pegou fogo na Rua Silva Jardim, no Centro. Ninguém ficou ferido. O ocorrido se somou a outros três casos do tipo, desde o ano passado, sendo dois da Petro Ita e outro da própria Cidade das Hortênsias.

Substituição das linhas operadas pela Cascatinha

Na última segunda-feira (19), o juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Martins Alves, determinou que a CPTrans tomasse as providências necessárias para a substituição de todas as linhas atendidas pela Cascatinha por coletivos de outras empresas do transporte público do município. O processo deveria seguir até esta sexta-feira (23).

Leia Também: Justiça determina transferência das linhas da Cascatinha

A decisão ocorreu em resposta à audiência que aconteceu no dia 6 de fevereiro, onde o município solicitou a substituição dos ônibus reprovados nas vistorias realizadas pela CPTrans, por veículos de outras empresas. Na ocasião, foi informado que durante uma vistoria realizada no mês passado, em 27 dos 31 veículos da viação, apenas três deles foram aprovados, cinco foram reprovados e 19 foram aprovados com restrição. 

Rodoviários realizam paralisação

Rodoviários da Cascatinha realizaram uma paralisação na tarde desta quinta-feira (22), no Terminal Centro. A principal reivindicação dos profissionais era em relação a resposta quanto a situação dos empregos, após o anúncio da mudança das linhas da empresa, que teria início à 00h desta sexta-feira (23). Na ocasião, a Tribuna de Petrópolis havia apurado que a operação seria dividida entre as empresas Turp, Cidade Real e Cidade das Hortênsias.

Saiba mais: Linhas da Cascatinha devem ser transferidas a partir da meia noite desta sexta-feira

Durante a manifestação dos rodoviários, no entanto, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, da Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), atendeu ao pedido de reconsideração da viação Cascatinha e suspendeu a transferência das linhas da empresa. O magistrado também determinou que o tema seja avaliado pelo colegiado no próximo dia 5 de março, para decidir se mantém ou não a suspensão.

Últimas