Ipê amarelo na Koeler reacende discussão sobre conservação de bens tombados na cidade

04/05/2023 03:04

E a gente falou aqui ontem, novamente, sobre o caso dos ipês amarelos plantados pela prefeitura, sem autorização do Iphan, na Avenida Koeler. Não que o órgão seja contrário à flora, mas os ambientes são tombados justamente para que se preserve as características originais. No local, especificamente, eram magnólias as árvores que enfeitavam a via em 1968, data do tombamento. Eis que nas redes sociais o Iphan apanhou feio. Muita gente criticou sem saber qual o objetivo de um tombamento, mas os que falaram com propriedade e conhecimento cobraram atenção do órgão a imóveis, públicos e privados, tombados e que vêm se degradando a olhos vistos. Nesta lista entram prédio dos Correios, prédio do Banco do Brasil, Casa Franklin Sampaio, piso de pedra portuguesa em muitas praças e por aí vai.

Preservação

Pelo Iphan, Petrópolis conta com cerca de mil imóveis tombados e 10 mil em área de entorno, além de mais de 400 imóveis tombados pelo Inepac, de âmbito estadual. E esses imóveis são de propriedade pública ou particular, além de ruas, avenidas e margens dos rios, de responsabilidade do poder público. A retomada da discussão é muito pertinente e a gente deixa a pergunta: se não fossem tombados esses imóveis estariam atualmente de pé e Petrópolis seria reconhecida como é hoje?

FLIC

Começa hoje e vai até domingo, a Festa Literária de Corrêas (FLIC). De hoje a sábado as atividades acontecem no Ciep de Corrêas e, no domingo, o festival fica concentrado na Praça de Corrêas, de 10h às 14h. Na programação lançamento de livros, teatro, música, oficinas e palestras sobre ancestralidade, profissões como dublagem, astronomia e dicas para trilhar o caminho do sucesso entre muitos outros temas.  A programação completa está nas redes sociais da FLIC.

O diretor do Ciep de Corrêas, Adriano de Carvalho Fecher e Catarina Maul, da Bem Cultural Editora, produtora da Festa Literária de Corrêas.

Parceira do Barcelona

Uma empresa aqui de Petrópolis é a nova parceira do FC Barcelona no Brasil. A Braziline assinou contrato com o clube espanhol para licenciamento de produtos oficiais voltados ao público infantil e adiciona um dos maiores clubes de futebol do mundo em seu portfólio que conta com oito clubes do cenário nacional e internacional. A empresa tem 37 anos e funciona no Bingen.

No SPC

Acendeu o alerta vermelho no estado. O Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal decidiu, por unanimidade, que o estado do Rio de Janeiro está inadimplente no Regime de Recuperação Fiscal. No início do ano o governador Claudio Castro pediu à Fazenda alteração do acordo firmado anteriormente sob a alegação da queda de arrecadação de R$ 3,6 bilhões de ICMS, mas não rolou.

Inadimplência

Dever em terras fluminenses não é prerrogativa apenas do poder público. O Estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de inadimplentes do Brasil, com 52,69% da população fluminense com dívidas. O levantamento é do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa. E até o ano passado o Estado estava em terceira posição.

Jornada de Psicologia

“Trauma Psíquico: Teoria e Clínica – EMDR e Brainspotting” e “O compromisso da Psicologia em tempos de extremos” serão os temas das na VI Jornada de Psicologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado hoje e amanhã, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Unifase no YouTube.

Barbara Van Gogh, graduada em Psicologia Integrativa e Psicotraumatologia na Bélgica, será uma das palestrantes convidadas da Jornada de Psicologia da Unifase que está sendo realizada hoje e amanhã.

Ih, gente!

Mas ontem circulou com força total nas redes sociais o que seria uma mensagem da vereadora Gilda Beatriz relatando uma ‘macumba’ na porta de seu Gabinete na Câmara de Vereadores. Uma imagem mostrava uma vela queimada em uma janela, mas não necessariamente no Palácio Amarelo. Tá parecendo é intriga para indispor a vereadora com os líderes das religiões de matrizes africanas.

Eu, hein!

Então, a CPTrans teve acesso às imagens de câmeras de segurança que flagraram um homem furtando fios de energia dos banheiros do Terminal de Itaipava porque a câmera da banca de jornal flagrou o crime? Mas, gente… Primeiro foi essa versão, mas depois a prefeitura suprimiu o lance a banca de jornais. Mas, será que não temos câmeras da prefeitura no terminal? Nem guarda, nem nada? Porque a CPTrans disse que tentaram também há pouco tempo levar até janelas…

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas