Iphan embarga obra irregular na Barão do Amazonas

25/05/2018 12:35

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou, na manhã de ontem, uma obra irregular em um casarão na Rua Barão do Amazonas, no Centro. O imóvel teve todas as paredes internas e o piso retiradas sem que houvesse qualquer autorização do Iphan. O imóvel faz parte do conjunto urbano paisagístico do Centro Histórico e qualquer modificação deve ser autorizada pelo instituto.

A obra irregular foi descoberta pela chefe do escritório do Iphan, Fernanda Zucoloto, que teve que pedir apoio da Polícia Federal (PF) para conseguir entrar no imóvel. Ela contou que, na manhã de ontem, passava pelo local quando percebeu a movimentação no interior do casarão. "Eu sabia que não havia autorização para qualquer intervenção na casa, mas quando tentei entrar fui impedida. Tive que pedir apoio da PF e, quando entrei no imóvel, vi que retiraram todas as paredes do interior. Estamos embargando a obra e notificando o proprietário para que apresente toda a documentação", disse Fernanda.

Segundo a chefe do escritório do Iphan, além de não permitirem a entrada dos fiscais, também foram retirados os papéis que indicavam que a obra estava embargado. As notificações estavam nos portões do imóvel. "Toda essa ação será comunicada para o Ministério Público Federal", explicou Fernanda. 

Atualmente, o imóvel está sendo usado por um escritório de advocacia e de acordo com o advogado responsável, Pedro Cohn, os fiscais do Iphan não foram impedidos de entrar no casarão. Ele também informou que não houve descaracterização do prédio. "Já estamos providenciando as licenças que foram pedidas pelo Iphan. Mas, é importante dizer que a obra não era na estrutura do imóvel. Era apenas troca do piso e das divisórias que estavam com desgaste", explicou o advogado.

Últimas