IPTU vence dia 06 em cota única e contribuinte reclama do prazo

04/01/2022 02:53

Contribuintes de Petrópolis reclamam da pressa da prefeitura em receber o IPTU em cota única, que dá direito a 10% de desconto. O recolhimento, nestes termos, deve ser feito até o dia 06. Ocorre que a maioria dos mortais assalariados só recebe no quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado que, em janeiro, é dia 07. Custava nada esperar mais um dia.

Encruzilhada

Já existe um ‘movimento’ de vereadores em torno do prefeito Rubens Bomtempo. Eles creem, no entanto, que conseguirão acender uma vela para Deus e outra para o Diabo, conforme diz o dito popular, porém o governador Claudio Castro está atento: nada de verbas para quem for da base do governo Bomtempo.  Os que principalmente têm interesse em sair candidatos a deputado terão de fazer uma escolha.

Retorno

Almir Schimdt, que ocupou o cargo de secretário de Meio Ambiente em duas gestões de Rubens Bomtempo, volta à pasta, mas desta vez como diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental.

Concerto

A pianista Maria Helena de Andrade abre a programação de 2022 da Casa de Petrópolis. Para o concerto deste sábado, às 19h, ela escolheu canções de músicos consagrados como Guerra Peixe, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Waldermar Henrique, Osvaldo Lacerda, Oriano de Almeida e Ernesto Nazareth. Os ingressos são limitados. 

Maria Helena de Andrade, pianista que Petrópolis recebe neste sábado, atua como solista e camerista. Ela já gravou álbuns aclamados pela crítica especializada e se apresentou em palcos da Europa, América Norte e América do Sul. Sua apresentação, às 19h, inaugura a temporada 2022 de concertos na Casa Petrópolis.

Empacou

Taí uma pergunta dos moradores do Carangola que ninguém consegue responder: porque a obra da rotatória do Carangola – de autoria dos vereadores Hingo Hammes, ex-interino, e Fred Procópio – anda a passos de cágado manco?  Até hoje só aquela mangueira levou a breca no local e foi cortada. E olha que a obra nem depende de licitação. Em agosto, quando foi iniciada, a gestão interina de HH anunciou que a intervenção seria feita pela Secretaria de Obras.

Verão no LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica segue até o dia 16 com inscrições abertas para a 20ª edição do Programa de Verão. O programa é todo aplicado de forma remota entre os dias 31 de janeiro e 25 de fevereiro de 2022. A programação inclui o VIII Encontro de Modelagem Matemática do Crescimento Tumoral, a Jornada em Ciência de Dados e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica entre outros temas. Todas as informações estão no hotsite verao.lncc.br.

Na torcida

E tem ainda a galera de suplentes torcendo para que Rubens Bomtempo convoque algum eleito para ocupar cargo de secretário para poder assumir. Estão sendo ocupadas interinamente as secretarias de Serviços e Segurança e Relações Institucionais e para a de Esportes nem nomeado ainda existe. Mas, a gente lamenta informar: não são considerados nomes de vereadores para ocupá-las.

Vaquinha

Pela segunda vez o Projeto do Morro no Alto da Serra ficou sem parte do telhado. O imóvel fica numa região que venta muito e o que não faltou na cidade nos últimos dias foi temporal acompanhado de vento forte. Assim, o projeto no Morro da Oficina, precisa de doações para recolocar o telhado. A relação de material que você pode doar esta nas redes sociais do programa no Facebook e Instagram. O projeto atende a 150 alunos em 11 cursos profissionalizantes ministrados por 20 voluntários.

Esses são Cacau e Penélope, irmãs Chow Chow e Pug, que fazem a festa onde passam.  Petropolitanas, elas têm seguidores no Insta no perfil @cacauepenelope! Neste dia, foram passear na Casa Petrópolis.  

UTIs

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde decidiram converter 6.500 leitos de UTI utilizados exclusivamente para pacientes com Covid-19, em leitos de UTI convencionais. Só para lembrar, Petrópolis chegou a ter, entre rede pública e contratados de particulares 123 leitos de UTI covid.  E para dar a ideia do déficit de UTIs para pacientes de outras patologias em julho, em um final de semana, eram 17 pessoas na fila aguardando UTI enquanto 58 UTIs covid estavam ociosas.

Amostra

A falta de energia elétrica na virada do ano não foi apenas em Araras e Fazenda Inglesa, não. Teve registros no Contorno, Brejal, Battailard e Pedro do Rio. Isso apenas de pessoas que denunciaram nas redes sociais da Tribuna. É uma prévia de todo o Verão e a Enel precisa apresentar um plano para interrupções provocadas por chuva e vento e não apenas contabilizar quantas árvores caídas e relatar dificuldade de acessar alguns locais. Isso na área emergencial porque a cidade também precisa saber quais investimentos previstos para modernizar a rede.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas