Isolamento e fiscalização no Centro e irregularidades nos bairros
Isolamento?
Partisans, que depois de mais de dois meses em isolamento foram às ruas na quinta-feira, tomaram um susto: movimento normal em Corrêas com engarrafamento e tudo, lojas abertas, estacionamento cheios. E a União e Indústria super movimentada. Foi aí que pensaram se o isolamento é mesmo para todo mundo… e se o comércio do Centro seria o mais prejudicado.
Saudades da Bauern, né minha filha?
Se fosse ser realizada na data certa, a Bauernfest estava pertinho de começar: dia 19. Continuam suspensos os eventos – e que serão os últimos a retornarem – e a prefeitura ainda não sinalizou se pode fazer uma Bauern no segundo semestre.
Pão duro
Como é gaiato o vereador Márcio Arruda. Ele usou a tribuna da Câmara para mandar um recado para o secretário de Administração, Marcus von Seehausen. Disse que Catarina Bendelack, que trabalhou com ele em várias licitações no IPEM-RJ, instituto que foi presidido por Seehausen, está à sua procura. Mas, ele não podia ter telefonado para Seehausen? Ainda economiza em ligação!
Taí uma seleção de fotos que não nos deixa mentir: Corrêas e Estrada União Indústria super movimentas. O isolamento é para todos mesmo?
Negócios virtuais
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet. Os setores que lideraram o ranking de novos sites na internet foram moda, alimentos e serviços. Antes da quarentena, a média de abertura de lojas na internet era de 10 mil estabelecimentos por mês.
Tempero
Marcelo Soares, 40 nos de GE, a maioria na GE-Celma, é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, como todos já sabe. “Vou continuar o trabalho do Fiorini e colocar meu tempero”, diz ele. Se não salgarem o prato dele já vai estar no lucro.
In loco
O prefeito Bernardo Rossi protestou contra os horários de ônibus reduzidos das empresas. “Não vou aceitar mais que os coletivos rodem com nenhum tipo de aglomeração. Vou acompanhar pessoalmente e rotineiramente o funcionamento do sistema”. Partisans já estão imaginando ele saindo de casa, na Mosela, e embarcando num ônibus da linha 114, Batista da Costa e indo trabalhar na segunda de manhã.
Recursos
Dinheiro, tem… O que pega é ele chegar e ser bem empregado. Os recursos repassados pelo governo federal diretamente a estados e municípios somaram R$ 41,3 bilhões apenas em maio. E, desde total, R$ 7,7 bilhões foram destinados especificamente para Covid-19.
Canteiros bem cuidados na Rua 16 de Março mesmo com o comércio fechado.
Inferno astral
O Tribunal de Contas do Estado rejeitou, por unanimidade, as contas de 2019, de Wilson Witzel. O governador se vê as voltas com escândalo de superfaturamento na montagem de hospitais de campanha e não conseguiu ainda os votos necessários dos deputados para que a Assembleia Legislativa não abra um processo de impeachment.
Linha de frente
Os ministérios públicos estadual e federal deram cinco dias para a prefeitura informar o resultado de exames de 191 profissionais da saúde que estão afastados do trabalho pela Covid-19. Na última reunião com os MPs representantes da prefeitura não souberam explicar quem testou positivo, quem ainda não fez exames e quem já se recuperou neste rol de 191 profissionais da saúde.
Drogas
O deputado federal Daniel Silveira apresentou projeto de lei interessante: exame toxicológico para todos os ocupantes de cargos públicos. Os exames seriam semestrais para detectar uso de maconha, cocaína e anfetamina.
Seminários de Pesquisa
A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece, gratuitamente, um ciclo de Seminários de Pesquisa, on-line, toda semana, às 17h30. Os seminários são abertos e contam com a participação de pesquisadores de várias instituições de ensino e também de profissionais em geral. Para ter mais informações e efetuar as inscrições, basta acessar: www.fmpfase.edu.br.