ITERJ prepara projeto para regularização fundiária de comunidades em Petrópolis e Teresópolis

17/03/2021 12:30
Por Redação/Tribuna de Petrópolis*

O subsecretário de Estado de Cidades, Bernardo Rossi, se reuniu nesta terça-feira (16) com o deputado estadual, Max Lemos, e a presidente do Instituto de Terras e Cartografia, Landijara Duarte. O encontro foi para discutir o andamento de processos de regularização fundiária de interesse social para comunidades de Petrópolis e Teresópolis.

“O lema adotado por nosso governador Cláudio Castro é Sem Tempo a Perder, e o ITERJ está junto a este lema com trabalho, diálogo e simplicidade para entregar estes títulos o mais rápido possível”, explicou a presidente do ITERJ, Landijara Duarte.

A ação poderá beneficiar com títulos de propriedade famílias de 10 comunidades de Petrópolis (Madame Machado – 1º de Maio ou Vila Constância, Morro do Alemão, Vista Alegre, Vale do Carangola, António Soares Pinto, Morro da Glória, Meio da Serra, São Francisco, Sitio do Pica Pau e Bonfim) e famílias de três comunidades de Teresópolis (Vieira, Bonsucesso e Ermitage). Mais de 15 mil pessoas poderão ser beneficiadas com o título de propriedade.

Para Bernardo, este planejamento em trabalho da Secretaria de Cidades com o ITERJ e o diálogo com a ALERJ irá acelerar os processos que já estão em andamento no órgão e beneficiar mais de 15 mil pessoas nas comunidades das duas cidades. “Sabemos que há famílias que moram há mais de 30 anos neste locais e o poder público tem a missão de fazer a dignidade para estas pessoas, reconhecendo suas moradias e entregando os títulos de posse”, reforçou.

Além dos títulos de propriedade, as ações realizadas pela Secretaria podem incluir e facilitar projetos de infraestrutura e urbanização para as comunidades.

*Com informações do Governo do Estado

Últimas