Jogos Germânicos retratam esforços de colonizadores na Bauernfest
Corrida com tora, “carrinho de mão”, pregar o prego e o cabo de guerra são alguns dos esforços físicos que os primeiros colonizadores enfrentaram e que se transformaram em esporte na programação da 30ª Bauernfest. Os Jogos Germânicos chegam a sua terceira edição proporcionando alegria e diversão para toda a família em modalidades tipicamente alemãs. As atividades acontecem durante a semana às 16h e no sábado e domingo às 11h, na Praça da Liberdade, ao lado do palco Koeler. A novidade para este ano são as aulas de step gratuitas para o público infantil em ritmo germano.
O petropolitano Marco Antônio da Silva trouxe o pequeno Gabriel da Silva, de 11 anos, para participar das atividades. "Hoje em dia é tanta tecnologia, que precisamos incentivar que as crianças brinquem, pratiquem esportes, participem de atividades diferenciadas, ao ar livre", disse.
Já o carioca Luciano Assunção trouxe a família toda para a Bauernfest. O objetivo de chegar cedo era justamente aproveitar as atividades para o público infantil. "É uma cidade encantadora, com um clima ótimo, estamos adorando. Aproveitei os jogos para colocar a minha filha para brincar, conseguindo tirar ela um pouco do celular ou do tablet", contou.
Os Jogos Germânicos acontecem em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul, que disponibiliza um profissional de educação física e um estagiário no acompanhamento das atividades. Como o objetivo principal é a interação entre os participantes, não está prevista a premiação para os vencedores, mas todos recebem brindes pela participação nas brincadeiras.
Leia também: Barracas solidárias da Bauernfest arrecadam fundos para apoiar instituições