Jornalista petropolitana lança segundo volume do livro sobre o comércio antigo da cidade
A jornalista e escritora petropolitana, Carolina Freitas, vai lançar o segundo volume do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, no auditório do Colégio Vicentino Santa Isabel, no dia 30 de setembro, às 17h30. A obra compila reportagens que foram escritas no período em que trabalhou na Tribuna, entre 2018 e 2020, sobre o comércio extinto da cidade.
Os livros – tanto o primeiro, lançado pouco antes do início da pandemia, assim como o segundo volume – são frutos de mais de dois anos de pesquisa e entrevistas, que foram conduzidas junto a antigos comerciantes, funcionários e clientes dos empreendimentos que protagonizam as reportagens.
Carolina conta, que em meio à pandemia e, com o primeiro livro lançado, começou a trabalhar no desenvolvimento do segundo volume.
“Assim como no meu livro de estreia, a intenção para este lançamento é de que o evento seja uma grande celebração da história vivida pelo comércio da cidade e aqueles que se relacionaram com ele de alguma forma nas últimas décadas. O lançamento é aberto ao público e, portanto, todos serão muito bem-vindos na ocasião”, conta.
A obra reúne matérias sobre estabelecimentos emblemáticos como a Casa Cury, Colegial, Mona Modas, Tarrafa’s, Patinhas, Casa Aloysio, La Bohemia, Ao Regador, Sapataria Messa, Exodus, entre outros. Além disso, os dois livros integram a Coleção Carmen Lúcia Carlos, em homenagem à esposa do professor e historiador Paulo César dos Santos, um dos grandes incentivadores da carreira da escritora.
“É uma emoção sem igual e também um privilégio [o lançamento]. Me sinto muito grata em poder me dedicar a esse nicho do jornalismo literário, que me permite resgatar memórias relacionadas à cidade e levá-las a cada vez mais pessoas”, finaliza.
Carolina também é idealizadora do projeto Petrópolis Sob Lentes, plataforma de resgate e valorização da memória da cidade, onde divulga vídeos sobre a história de Petrópolis, através do Instagram @petropolisoblentes.