Jovem petropolitana promove inclusão social através de aulas de skate na Praça de Nogueira

Por Aghata Paredes

Em um cenário onde o skate ganha cada vez mais popularidade, Maria Luiza Borges, uma jovem professora de 23 anos, está fazendo a diferença ao lançar um projeto social de aulas de skate na Praça de Nogueira. Determinada a transformar a comunidade e criar oportunidades para os jovens, ela busca fomentar a prática do skate em diferentes locais da cidade.

“Em Petrópolis, não há nenhum projeto social relacionado ao skate, apesar de ser um dos esportes mais praticados no mundo. Ele é essencial para promover a inclusão e a transformação social, fortalecendo a comunidade e criando oportunidades futuras no esporte. Além disso, a prática melhora a saúde física e mental, desenvolvendo habilidades como equilíbrio, concentração e resiliência, além de fomentar a socialização. Escolhi Nogueira, porque há muitas crianças na área e diversos bairros ao redor que facilitam o acesso. Além disso, tenho a intenção de fomentar o skate em todos os cantos da cidade”, explica.

Inscrições

Com inscrições abertas até 30 de julho, as aulas acontecem todas as terças-feiras, das 18h às 19h, e são voltadas para jovens de 7 a 17 anos. Interessados podem se inscrever diretamente na praça, durante os horários das aulas, ou através do formulário online. As aulas estão previstas para iniciar na próxima terça-feira (30).

Como contribuir com o projeto

Maria Luiza revela que o projeto não recebe apoio de nenhuma instituição ou empresa. “Estou buscando ajuda para expandir meu projeto, pois preciso adquirir mais skates, equipamentos de proteção e investir em obstáculos de skate. O local onde darei as aulas é na praça, mas atualmente não temos uma infraestrutura adequada para o skate”, conta a jovem.

Foto: Rosane Pimentel

Mesmo diante dessas dificuldades, a professora acredita que, com a ajuda da comunidade e de possíveis patrocinadores, poderá melhorar as condições para as aulas e expandir o alcance do projeto, beneficiando ainda mais crianças e jovens. “Investir nesse projeto é investir no futuro dos jovens”, finaliza. Para contribuir, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (24) 98811-1362.

Últimas