Jovens e adultos contam com 12 polos do EJA para concluir ensino fundamental e médio

17/03/2019 09:13

A maioria das vagas cadastradas no Balcão de Empregos da Prefeitura solicita aos candidatos o ensino médio completo. O número chega a 87% das oportunidades e mostra o quanto a certificação de conclusão do ensino fundamental e também do ensino médio são importantes para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Jovens e adultos, inclusive idosos, que não conseguir terminar os estudos fundamental ou médio durante os anos de escolaridade contam com 12 polos de EJA no município.

“Temos na rede aproximadamente 2,5 mil alunos matriculados na EJA. São pessoas que escolheram continuar os estudos. Muitos trabalham durante o dia e fazem questão de estudar à noite. Uma parte decidiu voltar principalmente para tentar uma oportunidade melhor no mercado de trabalho”, conta a secretária de Educação, Marcia Palma.

Segundo levantamento do Departamento de Trabalho e Renda da prefeitura, do total de vagas oferecidas semanalmente no Balcão de Empregos da prefeitura, apenas 13% contemplam pessoas com ensino fundamental completo.

“Temos hoje no Balcão de Empregos um total de 581 registros de pessoas com até 25 anos que não completaram o ensino fundamental. Para facilitar a inserção desse público no mercado de trabalho, é fundamental o investimento na educação. A rede municipal mantém polos que atendem a Educação de Jovens e Adultos e por isso que estimulamos o retorno ao ambiente escolar. Atualizar os conhecimentos é primordial hoje em dia, com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido”, afirma Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Do número total de currículos cadastrados no Balcão de Empregos do Detra –  18.168 currículos – 41,2% têm ensino médio completo. “Essa é uma das dicas para quem busca a certificação. O mercado de trabalho está exigente e ter o ensino médio completo é importante. Quem tiver dúvidas pode procurar o Detra”, afirma o diretor do Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gil Magno.

A Escola São Pedro de Alcântara é uma das unidades da rede municipal que oferece a EJA. Atualmente, 141 alunos estão na EJA na escola. “Atendemos desde jovens maiores de 15 anos até idosos. O aluno mais velho tem 88 anos. Eles adoram a escola e os professores e encontram no espaço a oportunidade de aprender, socializar, enfrentar os desafios. Todos são muito bem recebidos e conseguimos notar o desenvolvimento de cada um deles”, contou a diretora da escola, Flavia de Paula.

Sônia Regina Dias, de 59 anos, é uma das alunas da EJA da Escola São Pedro de Alcântara. Ela parou de estudar aos 8 anos para ajudar a família. Há dois anos resolveu se matricular na EJA e está realizando o seu maior sonho: aprender a ler e escrever. “A gente precisa saber ler e escrever para se sentir parte da sociedade. Eu sempre tive esse sonho, mas tive que parar de estudar muito cedo. Tinha que ajudar minha mãe e depois a minha avó. O tempo passou, casei, mas aquela vontade nunca desapareceu. Hoje tenho muito orgulho de dizer que estou aprendendo. A escola é uma segunda casa. Os professores são maravilhosos, a direção nos ajuda muito”, disse. 

Quem quiser informações sobre a EJA pode entrar em contato com o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação: 2246-8675.

Encceja

Quem deseja a certificação do ensino fundamental ou médio, mas não tem como voltar a estudar na EJA, também pode fazer a prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. As inscrições para a prova poderão ser feitas de 20 a 31 de maio – segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Vale salientar que, materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos estão disponíveis no Portal do Inep. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada e uma redação. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio.

Últimas