Jubileu de Ouro – Turma de Direito/UCP

1974/2024

05/nov 08:00
Por Fernando Costa

Os dias 25 e 26 de outubro do ano em curso foram eternizados e repletos em beleza, elegância e emoção ao ensejo das celebrações do Jubileu de Ouro da Turma de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, cujo Patrono foi o ilustre Desembargador Aloysio Maria Teixeira. Presentes autoridades dos diversos escalões entre as Exmas., Ilmas., Revmas., Profissionais da Imprensa e demais meios de comunicação, Familiares dos Jubilandos, Senhoras, Senhores e amigos.

Às 18h do dia 25 de outubro, na Capela Nossa Senhora de Sion, foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças sob presidência do Capelão Revmo. Padre Carlos Silva Oliveira e a participação dos Acólitos. A celebração Eucarística foi abrilhantada pelo Coral e Orquestra da UCP sob regência do Maestro Antônio Gastão. A liturgia ficou a cargo dos Advogados Fernando Costa, Thélio Araújo Pereira e Maria Helena Rossi Figueiredo da Veiga.

Às 19h o Salão Nobre da mesma Universidade recebeu as autoridades, familiares, convidados e Advogados Jubilandos.

O cerimonial e a coordenação do evento, coube ao Advogado Fernando Antônio de Souza da Costa.

Pela ordem, foi composta a mesa pelas seguintes autoridades: Vice-Reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Marcelo Vizani, Professor Maurício Guedes, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis, Padre Carlos Silva de Oliveira, Capelão da Universidade Católica de Petrópolis, também, nesta cerimônia representando Grão Chanceler desta Universidade Bispo Diocesano Dom Joel Vilella Amado, ausente por estar em missão apostólica no Vaticano, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, jubilando e nosso colega da turma de 1974, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, Professor Francisco Marcos Rohling, Professor da turma, Desembargador e Professor Miguel Pachá também, Professor de nossa turma, Dr. Aloysio Maria Teixeira Filho, cujo pai foi o nosso inesquecível Patrono Desembargador Aloysio Maria Teixeira e o Dr. Marcelo Schaefer, Presidente da OAB/RJ, Terceira Subseção de Petrópolis.

A seguir, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, em ato contínuo, a abertura da sessão solene e saudação proferida pelo Vice-Reitor Professor Marcelo Vizani.

A solenidade alcançou o ápice em homenagens e júbilo através da Outorga da Comenda Desembargador Aloysio Maria Teixeira.

Os Advogados formados pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, honrados em outorgar, e também, receber a Comenda Desembargador Aloysio Maria Teixeira, eles, os profissionais do Direito que celebram o Jubileu de Ouro da colação de grau pela conceituada Universidade e, também, às personalidades a seguir nomeadas pelos inestimáveis préstimos aos ilustres profissionais da seara jurídica.

O Desembargador Aloysio Maria Teixeira constituiu-se para além de seu notável saber, multifacetada cultura e rico currículo, um homem de raras virtudes e belo coração, nutrido pela fé e inestimáveis obras. Aos 25 anos de idade, isto é, em 1940, sagrou-se o mais jovem magistrado brasileiro. Aos 41 anos tornou-se memorável Desembargador, na verdade, um luminar. Presidiu o Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara. Em 1967/1968 e em inícios da década seguinte, inclusive presidiu o Tribunal Eleitoral do mesmo Estado. Exerceu com raro brilho as funções de Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis durante 12 anos ininterruptos. Foi atuante Membro da centenária Academia Petropolitana de Letras, Titular da Cadeira número 40, patronímica de Joaquim Manoel de Macedo em cujo panteão tive o privilégio da convivência com o ilustre confrade por aproximadamente três décadas, titular que sou da cadeira número 22, patronímica de Raul de Leoni.

Jubilandos agraciados: Aloysio Corrêa da Veiga, Eduardo Antônio Martins Barbosa, Fernando Antônio de Souza da Costa, Francisco Rangel, Heloisa Amélia Nicodemus, Júlia Gouvêa Schaefer, Leila Teresinha de Souza Christ, Maria Helena Rossi de Figueiredo da Veiga, Marilene Nery Perdomo, Martha Vânia Ferreira, Mauro Barbosa de Carvalhaes, Neuza da Conceição Medeiros, Oswaldo Costa Frias Filho, Regina Medina Matuque, Thânia Reis Araújo, Thélio Araújo Pereira e Virgínia Koslowski.

Antes de passarmos às homenagens às personalidades que ornaram com suas presenças estes salões, pedimos um minuto de silêncio “in memoriam” dos colegas que integraram a Turma de Direito 1974 e que hoje habitam os páramos celestiais, São eles: Carlos Alberto Lopes, Dejair Vieira, Décio Kronenberger, Denanci Barreto, José Luiz Magalhães Castro, José Manoel Cardoso de Miranda, José Raymundo Guimarães, Maria Cláudia Rossi de Figueiredo, Ryan Aguiar Costa, Simeão Cruz e Virgínia Schittino Mattos. A eles, nosso carinho e saudade.

Foram outorgadas as Comendas Desembargador Aloysio Maria Teixeira às seguintes personalidades:

Revmo. Padre Carlos Silva de Oliveira, que receberá também, em nome do Bispo e Grão Chanceler desta universidade, Dom Joel Portela Amado, Professor Maurício Guedes, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Marcelo Vizani, Vice Reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Francisco Marcos Rohling, Desembargador e Professor Miguel Pachá, Dr. Aloysio Maria Teixeira Filho, cujo pai foi nosso querido patrono Desembargador Aloysio Maria Teixeira, Dr. Marcelo Schaefer, presidente da Terceira Subseção da OAB Petrópolis, Jornalista Vinícius Fernandes, incansável a nos ajudar para o maior brilho das comemorações de nosso jubileu de ouro e Dra. Isa Rabello Corrêa Beck, que prestou inestimável colaboração e assessoria neste evento, culminando com a entrega de belo ramo de flores pelas jubilandas Júlia Schaefer e Regina Medina Matuque à Senhora Joana Maria Teixeira, esposa do Dr. Aloysio Maria Teixeira Filho.

Dando prosseguimento à cerimônia usou da palavra ao representante da turma, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga. A seguir, ao Exmo. Dr. Aloysio Maria Teixeira Filho, Francisco Marcos Rohling e Miguel Pachá.

Ouviu-se, também, o coordenador e cerimonialista, jubilando Fernando Costa que fez o seu pronunciamento em agradecimentos.

Incontáveis a presença dos amigos e familiares ao evento. Em especial, a Academia Petropolitana de Letras Jurídicas na pessoa de seu Membro Emérito Dr. Célio Barbosa, professora e historiadora Fátima Argon, membro do IHGB e IHP, presidente do IHP historiadora Elizabeth Maller, Maristela Esch representante da Cultura Germânica em Petrópolis, a cientista Kycia Maria Rodrigues do Ó, Frei Fernando Lima e Adriana Paixão.

Ao final, a palavra foi devolvida à presidência na pessoa do professor Marcelo Vizani, Vice – Reitor da  Universidade, seguindo-se a execução do HINO DE PETRÓPOLIS.

No dia 26, os anfitriões Joana Maria Teixeira e Aloysio Maria Teixeira Filho abriram os salões de sua mansão petropolitana aos advogados que estão a comemorar o seu Jubileu de Ouro e aos ilustres convidados que aureolaram o ambiente. Momento indescritível ante a harmonia do ambiente, requinte nos trajes, suavidade da música, o tilintar de cristas e o esplendor dos candelabros entre flores e bom gosto sob os cuidados de Vinícius Fernandes. Neste epílogo agradeço, na condição de idealizador da efeméride aos queridos colegas, em especial, à Júlia Schaefer, Regina Medina Matuque e Thélio Araújo Pereira, o apoio constante nessa empreitada. Mercê de Deus haveremos de trilhar novos caminhos e, estaremos a renovar em Ação de Graças os anos que nos forem concedidos e, não seja para a nossa vanglória, mas, em gratidão à Santíssima Mãe intercessora ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito Santificador.

Últimas