Justiça Eleitoral recebeu quase 200 denúncias eleitorais em Petrópolis

Cidade ocupa a terceira posição com mais denúncias no estado

03/out 19:08
Por Maria Julia Souza I Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal já recebeu 199 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Petrópolis, desde o início da campanha, no dia 16 de agosto. Ao todo, foram registradas 4.534 denúncias no Rio de Janeiro e 76.081 em todo o país.

No ranking estadual, Petrópolis ocupa a terceira posição entre os municípios com mais denúncias. A frente da Cidade Imperial aparecem as cidades do Rio de Janeiro, com 462 denúncias, e Duque de Caxias, com 294 registros.

De acordo com os dados, a maior parte das denúncias registradas no Estado do Rio estão concentradas em irregularidades nas campanhas para vereadores, com 2.674 registros. Na sequência, aparecem irregularidades entre candidatos ao cargo de prefeito (1.205); partidos/coligação/federação (626); e vice-prefeito (29).

No recorte de denúncias por tipo de irregularidade, 637 são através da Internet; 517 por Bem Público; 509 por Adesivos; 418 por Alto-falante/Amplificador de som; e 333 por Banner/Cartaz/Faixa. Outros tipos de denúncias aparecem com menos de 300 registros.

Cidades vizinhas apresentam números menores

Em municípios próximos a Petrópolis, as denúncias realizadas possuem números bem menores. Nova Friburgo, por exemplo, registrou 47 casos. Já Teresópolis teve um número um pouco maior, com 58. Em Três Rios foram 71 denúncias.

Sobre o aplicativo

O Pardal é um sistema que possibilita ao cidadão noticiar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público diversos tipos de ilícitos eleitorais, tais como os relacionados a propaganda eleitoral antecipada ou irregular, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações ou gastos eleitorais, além de problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica (defeito, mau funcionamento, e etc).

Últimas