Lago de Nogueira será reurbanizado e ganhará jardim botânico
Um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo vai tirar do papel um antigo projeto para reurbanização do Lago de Nogueira, espaço que já foi uma das mais importantes áreas de lazer da cidade. As melhorias serão garantidas com um investimento federal de R$ 911 mil, com contrapartida de R$ 20 mil do município.
Leia também: Defensores do projeto de trem turístico de Itaipava a Nogueira buscam apoio
Ao assinar o convênio, nesta quinta-feira (24), o prefeito Bernardo Rossi lembrou que a ideia da reurbanização do lago partiu dos próprios moradores e foi abraçada pelo governo municipal.
O projeto prevê melhorias no entorno do Lago de Nogueira, com recuperação de calçadas e guarda-corpo, proporcionando um ambiente melhor tanto para o pedestre quanto para o ciclista. Também serão construídos decks em três pontos, que vão permitir que os visitantes possam contemplar a fauna e flora do local.
“Ao fundo dá para ver segmentos originais de Mata Atlântica, a quantidade de pássaros passa de 60 espécies diferentes. Então a intenção é integrar esse acervo para benefício do município. Esse espaço será uma atração para os turistas e também para os moradores da cidade”, explicou um dos integrantes do Comitê Pró-Jardim Botânico de Nogueira, José Paulo Silveira.
Na área destinada ao jardim botânico serão construídas ainda uma alameda e uma estufa de vidro, onde haverá atendimento ao público, banheiros e setor administrativo.