Lagoa recebe unidade dos bombeiros para atendimento a vítimas socorridas por aeronaves
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) instalou uma Unidade Avançada de Suporte Aeromédico (UASA) nas dependências do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), na Lagoa. O espaço tem a finalidade de promover condições de atendimento e suporte avançado de vida em apoio às operações do GOA. A iniciativa é uma parceria entre a Diretoria de Socorro e Emergência (DSE) e o Comando de Área VIII (atividades especializadas).
Leia também: Mutação infecciosa da covid-19 pode ser ‘positiva’, diz especialista
De acordo com a diretora da DSE, coronel Cláudia Nogueira, o atendimento na base fixa é uma continuidade do serviço aeromédico e será feito por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
– A vítima chega de helicóptero e é recebida na UASA pela equipe especializada. O paciente pode ficar em um leito de observação e tratamento até sua remoção ao hospital de referência – explicou a oficial.
– O transporte é feito por meio de uma ambulância da corporação ou de outro ente ou unidade destinada para esse fim – complementou o major Raphael Bastos, chefe da subseção médica do GOA.
O local também servirá de apoio aos serviços aéreos das unidades pertencentes à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (SAOA) e para o atendimento a eventuais emergências no interior do complexo.