Lar de Emmanuel: instituição filantrópica promove curso de inglês gratuito

06/06/2019 09:43

O que caracteriza um lar? No caso do Lar de Emmanuel, um lar é um lugar onde crianças e adultos se alimentam de afeto, numa construção de cimento onde também se constroem valores. Há 27 anos em Petrópolis, a instituição filantrópica sem fins lucrativos que, até bem pouco tempo, vinha atendendo apenas crianças, passa a oferecer também cursos profissionalizantes gratuitos para jovens provenientes de famílias de baixa renda.

Rua Paulino Afonso, número 289. Foi esse o endereço escolhido no começo da década de 90, e que perdura até hoje, para abrigar o Lar de Emmanuel; uma iniciativa de um grupo de amigos espíritas dispostos a diminuir as dificuldades das pessoas e serem úteis à sociedade. Como aponta o diretor-presidente Márcio Rezende dos Santos, independente das crenças de cada um, ‘a maior religião é fazer o bem’.

“Somos todos espíritas e frequentadores do Grupo da Fraternidade Oswaldo Cruz, no Morin. Durante todo esse tempo o Lar funcionou como creche. Hoje atendemos 15 crianças, que vão de recém-nascidos aos três anos de idade, mas estamos dando uma reformulada nas nossas atividades para que possamos dar uma nova vida ao Lar e atender também os jovens”.

Márcio explica que o primeiro curso a ser oferecido foi o de inglês, com dois anos de duração. As aulas, que tiveram início no final do mês de maio, acontecem às sextas, em duas turmas: uma de manhã e a outra à tarde. O módulo, gratuito, é destinado a estudantes da rede pública – entre os 13 e os 19 anos de idade – e, para se inscrever, basta comparecer ao Lar, de segunda a sexta, a partir das 13h30, acompanhado do responsável. 

Sala de aula onde são ministradas as aulas de inglês gratuitas. Foto: Bruno Avellar

A ideia, segundo ele, é, pouco a pouco, investir em novas atividades, como aulas de teatro, formação de garçom, balé, jiu-jitsu e informática, assim como na manutenção do espaço, a partir da construção da padaria do Lar de Emmanuel. As vendas de pães artesanais começarão com o próprio grupo Oswaldo Cruz, cuja frequência é de mais de 500 pessoas todas as semanas.

Para a coordenadora-geral do Lar, a professora e psicóloga Patrícia Lucarelli, a padaria dará ‘tranquilidade ao trabalho’. “Como toda casa filantrópica, há meses em que estamos no gargalo. A maioria das pessoas aqui é voluntária. Temos os carnês, de pessoas que têm interesse em contribuir, mas o que recebemos de doação se dá, em sua maioria, pelo telemarketing”. 

Sorrisos que não têm preço

Foto: Bruno Avellar

Com direito a berçário, sala de estudo, sala de atendimento para consultas médicas, área de convivência, parquinho interno e externo, o Lar garante o tratamento necessário às 15 crianças atendidas pela instituição hoje. Abastecidos por três refeições diárias, os pequenos recebem, ainda, o acompanhamento mensal da pediatra Susie Andrios Nogueira e, semanalmente, o atendimento da nutricionista e diretora interna da instituição, Gloria Peralta.

Foto: Bruno Avellar



Às vezes no gargalo, como descreveu a coordenadora Patrícia, a casa conta com as boas ideias e intenções dos funcionários e voluntários do Lar de Emmanuel. A professora e também voluntária Maria Genoveva Bottiroli, de 47 anos, conta que, junto de uma amiga, decidiu dar início a uma pequena campanha para contribuir com a arrecadação de frutas e alimentos do cardápio.

“Estamos arrecadando tampinhas plásticas e lacres de alumínio. A ideia é vendê-los e reverter para alguma necessidade daqui, seja ela uma fruta, verdura ou legume. Sou frequentadora do Oswaldo Cruz e foi aí que conheci o Lar de Emmanuel, que em pouco tempo me chamou atenção pela dedicação e organização. É fantástico o carinho que a gente vê com os pequenos”.

E falando em organização, neste sábado (8), a partir das 15 horas, o Lar de Emmanuel promove uma festa junina aberta ao público. A ideia é aproximar o comércio local e os moradores do trabalho desenvolvido pela instituição. Mais detalhes, assim como informações sobre doações de fraldas e produtos de limpeza, podem ser obtidos pelo telefone (24) 2244-8314.

O Lar nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/lardeemmanuelpetropolis/

Instagram: https://www.instagram.com/lardeemmanuel.petropolis/

Foto: Bruno Avellar




Últimas