Lar de Emmanuel pede ajuda para não fechar as portas

05/09/2016 15:11

Criado em 1992, o Lar de Emmanuel é uma instituição sem fins lucrativos que atende gratuitamente 25 crianças, entre seis meses e cinco anos e onze meses, em vulnerabilidade social. No lugar, as crianças têm aulas do curriculum normal, além de aulas de arte e acompanhamento social. O Lar mantém, ainda, projetos que abrangem as famílias das crianças. Por não estar conseguindo pagar a folha salarial dos cinco funcionários, o Lar teme fechar as portas no final do ano.

No Lar, as crianças também fazem cinco refeições diárias e ficam aos cuidados dos educadores das 7h30 às 17h. De acordo com Natasha Clark, diretora pedagógica da instituição, o problema maior enfrentado pelo Lar é a crise financeira. A falta de doações comprometeu o pagamento dos funcionários. “Estamos passando por um momento muito delicado. Se continuarmos sem ajuda, vamos fechar as portas, de vez, em dezembro. Temos um gasto mensal de onze mil reais e, atualmente, o que conseguimos por mês é quatro ou cinco mil. Pensamos em fechar em agosto, mas, por conta da dor emocional muito grande que estava nos causando, nos reunimos e despedimos dois funcionários. Hoje trabalhamos com a capacidade mínima de funcionários e, graças a Deus, alguns voluntários, que são três, nos ajudam muito, também. Inclusive, a pessoa que está hoje responsável pela merenda das crianças é uma voluntária”, disse Natasha.

O Lar de Emmanuel também mantém projetos com as famílias. Um exemplo disso é o “Mãos que Criam”, que atua em conjunto com as mães das crianças. “Pegamos as doações de tecidos que recebemos de fábricas e lojas da rua Teresa e fazemos fuxicos. Com eles, produzimos várias peças que as mães vendem depois. Ou seja, elas podem acompanhar a rotina dos filhos na escola e ainda podem, de alguma forma, conseguir uma renda, aprender técnicas de artesanato. Mas, isso tudo está comprometido, o que me deixa, pessoalmente muito triste”, conta Natasha.

Fila de espera conta com 70 crianças

O Lar de Emmanuel conta, apenas, com a contribuição de doadores mensais. Mas, com a crise financeira, o arrecadamento caiu bruscamente. A fila de espera do Lar de Emmanuel conta com 70 crianças. “Não temos como abrigar essas crianças por falta de verba. Espaço nós temos. O Lar passou uma reforma após um incêndio, graças a doações. Mas, acredito que a crise financeira também nos afeta porque muitos deixaram de nos ajudar”, explica Natasha contando que, atualmente, as crianças atendidas são da Vila São José, Fazenda Inglesa, Oswaldo Cruz, Vinte e Quatro de Maio e até de comunidades da BR-040.

Ainda segundo Natasha, a direção do Lar já tentou fazer um convênio com a Secretaria de Educação, mas, nunca conseguiu. “Nós recebemos a merenda pelo Governo Federal que nos é repassada pela Prefeitura. Temos todos os documentos necessários para se conseguir o convênio, inclusive o título de utilidade pública, mas, o que nos dizem é que a secretaria de Educação não tem verba para mais um convênio. Temos espaço e podemos abrigar mais pessoas, ajudando, inclusive, a secretaria de Educação a diminuir a fila de espera deles, mas, parece que não há o interesse em nos ajudar”, conta.

Para Natasha, o mais difícil é conversar com as mães sobre o fechamento. "Elas estão muito tristes e preocupadas. Para quem atua diariamente aqui, as crianças são a cor desse lar. É muito difícil ver um trabalho tão bonito acabar, estamos envolvidos na causa e muito preocupados com essa situação".

Quem quiser e puder ajudar o Lar de Emmanuel pode entrar em contato através dos telefones 2244-8314 e 988245-0305. Doações em dinheiro também podem ser feitas na conta do Lar: Banco Itaú – Agência 9078, conta 17460-5.  O Lar também está aberto para quem quiser visitar as instalações e fica na Rua Paulino Afonso, nº 289. Uma vaquinha virtual também está tentando conseguir fundos para a instituição na página www.vakinha.com.br ou colaboradora/apoiadora da Creche Lar de Emmanuel. Para quem não conhece é uma instituição sem fins lucrativos, que atende gratuitamente 27 crianças de 06 meses a 06 anos a partir de doações que sustentam e permitem que o trabalho possa acontecer com qualidade e apoio às famílias que precisam ter um lugar seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham ou procuram por um emprego.

Para manter o trabalho realizado, a instituição está precisando de colaboradores, pois o Lar de Emmanuel passa por um momento difícil e corre o risco de fechar suas portas.

As doações podem ser realizadas através do site: http://www.vakinha.com.br/…/por-um-futuro-melhor-as-criança….

Ou pelo telefone (24) 2244-8314 – Natasha Clark

Caso, queiram conhecer mais um pouquinho sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, basta acessar o facebook: Lar Emmanuel

A todos os que possam ajudar, fica aqui o nosso muito obrigada!

Últimas