Licitação para empresa de coleta de lixo

02/07/2017 07:00

A Prefeitura realiza amanhã (3) a licitação para a contratação da nova empresa que ficará responsável pela coleta de lixo na cidade. A concorrência acontece dias antes de expirar o contrato com a atual a empresa – Força Ambiental – contratada de forma emergencial após a Locar abandonar o serviço em janeiro alegando uma dívida de R$ 11 milhões.

O serviço emergencial assinado com a Força Ambiental tem validade de seis meses e foi assinado após a rescisão com a Locar. De acordo com o edital o novo teto do valor do contrato é de R$ 45.562.744,20 (quarenta e cinco milhões, quinhentos e sessenta e dois mil, setecentos e quarenta e quatro reais e vinte centavos) e vencerá a empresa que oferecer o menor preço. O contrato tem validade de 12 meses e pode ser renovado.

Além de ficar responsável pela coleta e transporte do lixo domiciliar e hospitalar, a empresa vencedora deverá realizar também a coleta de entulho, fazer os serviços de capina e roçada, além da operar a estação de transbordo e o aterro sanitário. Ainda de acordo com o edital, a firma deverá fornecer a Comdep uma média mensal de 40 contêineres de mil litros. Os locais onde as lixeiras serão instaladas ficará a cargo do município. A empresa também deverá contar com 27 caminhões para a coleta, além dos veículos reservas.

A nova empresa também deverá apresentar, em um prazo de 120 dias a contar da assinatura do contrato, projeto executivo de remediação, monitoramento e encerramento do aterro controlado de Pedro do Rio. Atualmente o espaço conta com licença provisória que expira dia 29 julho.

Sem solução para onde levar os resíduos sólidos após o dia 29, a Prefeitura apontou no edital cinco locais para onde o lixo poderá ser levado pela empresa vencedora: Nova Iguaçu (distante de 52 km), Itaboraí (94 km), Seropédica (98,5 km), Vassouras (distante de 102 km) e Juiz de Fora (121 km). A nova empresa deve informar o local com antecedência.

No edital o município não cita como opção para destino do lixo o aterro sanitário de Três Rios, que está sendo construído no quilômetro 17 de BR-040, e será utilizado pelas seis cidades (Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Petrópolis) que fazem parte do Consórcio Serrana II. O aterro já recebeu a licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas de acordo com a União Norte – empresa responsável pelas obras no terreno – ainda não há prazo para iniciar o funcionamento. 

A licitação acontece às 10h, no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, número 2846, no Centro.

Últimas