Liga dos blocos inicia preparativos para o Carnaval 2022 em Petrópolis

24/09/2021 18:04
Por Luana Motta

A Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Petrópolis (Libesp) iniciou o planejamento para o carnaval de 2022. Ainda sem confirmação oficial sobre a realização, em relação a pandemia de covid-19, os blocos da cidade estão com expectativa que o evento seja realizado dentro das datas previstas, de 26 de fevereiro a 1º de março do ano que vem.

Na semana passada, o grupo se reuniu na Câmara Municipal com representantes da Prefeitura, dos órgãos que integram as forças de segurança e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para dar início aos processos de autorização. 

O presidente da Liga, Eduardo Moreira, disse que está sendo feito um planejamento para que todas as autorizações sejam centralizadas em um único órgão. O objetivo é desburocratizar o carnaval e realizar uma festa ordenada e voltada não só para os petropolitanos, mas também para promover o turismo local. 

A Libesp tem 21 blocos registrados, e todos terão que solicitar as autorizações com antecedência para que possam desfilar. Eduardo garante que no ano que vem terá o tradicional Bloco das Piranhas, em Correas, que desfila na sexta-feira de carnaval, e o Parada Obrigatória, no Morin, que se concentra nas semanas antes dos dias de carnaval. 

A novidade é que a escola de samba Império, que é formada por membros petropolitanos, pode desfilar no domingo de carnaval na Rua do Imperador. A proposta ainda depende de aprovação, mas traria para Petrópolis o mesmo desfile que vai acontecer na sexta-feira que antecede o carnaval do Rio de Janeiro, na Intendente Magalhães, em Madureira. 

Eduardo explicou que o carnaval do ano que vem pretende envolver artistas locais e outros ritmos além do samba, para valorizar a cultura local. “O carnaval não é só samba. Nós queremos um carnaval também para o turismo, será um carnaval ordenado e com manifestações pequenas. Queremos incentivar o carnaval promovido pelos bares e pubs, para que os visitantes vão para esses locais à noite”, disse. A Liga tem buscado o apoio do poder público na organização do evento, e parcerias privadas para a realização. 

“A Liga não vai atuar só no carnaval. Nós queremos promover ações durante o ano todo, incentivar o setor o ano inteiro, com ações sociais e eventos culturais”, disse o presidente. Na próxima semana deve ser realizada uma nova reunião para dar andamento no planejamento.

Últimas