Ligação Bingen-Quitandinha continua sem previsão de início das obras

07/12/2023 08:45
Por Maria Julia Souza

Esperada há pelo menos 80 anos, a ligação Bingen-Quitandinha continua sem previsão para o início das intervenções e segue sendo apenas uma promessa para os petropolitanos, que precisam lidar com o constante aumento de veículos, e que consequentemente tem gerado problemas na mobilidade urbana em Petrópolis.

O último projeto, iniciado em 2021, previa uma adaptação utilizando o bairro Amazonas como rota, no trecho que teve sua municipalização aprovada. As obras chegaram a ser iniciadas e a fase de testes do trajeto deveria começar em janeiro de 2022, com as pavimentações no Amazonas e no Parque São Vicente concluídas.

Após um ofício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informando que seria necessária uma autorização da Concer e da Polícia Rodoviária Federal para a liberação do trecho, não foi possível realizar os testes. Na sequência, o município foi atingido pelas fortes chuvas de fevereiro, e o Governo do Estado afirmou que as obras seriam entregues rapidamente, o que não aconteceu.

Em abril deste ano, o Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 3,2 milhões para que as obras necessárias fossem realizadas no trecho, com a execução de todos os serviços técnicos, o que mais uma vez não aconteceu.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana informou à Tribuna que, após exigências de ajustes técnicos com a finalidade de garantir a segurança viária e fluidez do tráfego feitas pela Concer, está realizando as modificações necessárias para adequar a proposta de construção da via Bingen-Quitandinha ao projeto da ANTT. A pasta informou ainda, que após essa etapa, uma nova licitação será publicada.

No final de outubro, o Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, se reuniu com representantes da Prefeitura de Petrópolis, da Concer e do Ministério Público, para alinhar os detalhes do Acordo de Cooperação Técnica, para dar continuidade aos trâmites necessários para o início das intervenções.

Cerca de 150 mil moradores serão beneficiados com a ligação entre os bairros, encurtando o tempo de viagem em mais de 20 minutos.

Últimas