Ligação Bingen-Quitandinha: projeto segue sem previsão de conclusão das obras

13/06/2023 09:18
Por André Hoelz

Esperada há mais de 80 anos pelos petropolitanos, o projeto da Ligação Bingen-Quitandinha segue se arrastando e sem previsão de conclusão das obras. Para os moradores da cidade, o tema já se tornou uma lenda urbana.

Nos últimos meses, a novela ganhou novos capítulos: no final de abril, o Governo do Estado garantiu R$ 3,265 milhões para as obras. O recurso está previsto em contrato com empresa especializada para a execução dos serviços técnicos necessários para a implantação da via, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, do dia 26 do mesmo mês.

O projeto é cobrado por autoridades e pela população, pois terá impacto diretamente na mobilidade urbana da cidade. Um levantamento realizado em 2011 aponta que o fluxo de veículos no Centro poderá diminuir em até 30% com a ligação entre os bairros. Seriam 18 mil veículos a menos acessando o Centro Histórico, dado que deve ser superior, considerando o crescimento da frota em uma década com Petrópolis registrando, atualmente, 122 mil veículos leves e 30 mil motos, de acordo com levantamento do Detran-RJ de 2022.

Foto: Arquivo/Tribuna

Em 2021, a Prefeitura de Petrópolis, por meio das equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da Secretaria de Obras trabalharam durante meses no projeto, com reuniões que envolviam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura, a Concessionária Rio-Juiz de Fora e a Polícia Rodoviária Federal. Em 2022, o Governo do Estado assumiu os trabalhos, se envolvendo no processo e se prontificando para que a obra saísse do papel.

Foto: Arquivo/Tribuna

Nossa equipe entrou em contato com o Governo do Estado para saber o andamento das obras, mas não recebemos retorno até o fechamento da matéria.

Últimas